Um estudo realizado para o ConsumerLab da Ericsson revela que, de acordo com a percepção dos utilizadores, os smartphones que hoje conhecemos podem desaparecer em 5 anos.
De acordo com o estudo, 63% dos utilizadores de smartphones acredita que estes aparelhos estão próximo de se tornarem peças de museu.
Segundo os consumidores, o fenómeno dos telefones inteligentes tenderá a ser ultrapassado, e será substituído pela nova tendência dos “assistentes pessoais” com inteligência artificial.
O levantamento da empresa sueca foi baseado nas conclusões de relatórios que reuniram dados de 1100 milhões de utilizadores em 24 países.
A ideia generalizada dos utilizadores é que a inteligência artificial vai permitir a sua interacção com objectos interligados sem intermédio de um telemóvel.
“Estas tendências podem parecer futuristas, mas há um enorme interesse nos novos paradigmas de interacção – como a inteligência artificial, a realidade virtual, as wearable technologies e a internet das coisas”, afirma Michael Bjorn, director do ConsumerLab da Ericsson, ao TelecomTiger.
“Isso significa que em breve poderemos ver aparecer novas categorias de produtos de consumo — e indústrias inteiras a transformarem-se para acompanhar a sua procura”, acrescenta Bjorn.
ZAP