Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável.

De acordo com o novo estudo, a distribuição suave do zinco permite que a borda dos dentes da formiga forme uma ponta fina e afiada.

Esta caraterística permite que estas formigas usem os seus mordedores afiados para cortar os seus alimentos com precisão.

Robert Schofield, principal autor do estudo, referiu ao Live Science que já tinha conhecimento que os dentes destas formigas tinham muito zinco, mas com esta nova pesquisa descobriu de que forma os pequenos átomos de metal contribuem para ajudar na sua picada.

Ao examinar a composição do material dos dentes da formiga-cortadeira, os investigadores foram capazes de calcular a dureza, nitidez e durabilidade dos dentes.

Os seus dentes são cobertos por uma camada de esmalte, um material rico em cálcio que é a substância mais dura do corpo humano.

Por outro lado, os minúsculos “dentes” serrilhados que revestem a borda interna da mandíbula de uma formiga são revestidos por uma mistura suave de proteínas cruzadas com zinco.

Esse material, conhecido como “biomaterial de elemento pesado” (HEB), combina facilmente com o esmalte de dente humano em termos de resistência. Também torna o dente das formigas muito mais hábil para fatiar e picar.

Os reforços metálicos estão muito presentes nos dentes de outras espécies de formigas.

Outros invertebrados também tecem zinco ou um metal semelhante, o manganês, nos seus minúsculos kits de ferramentas.

Schofield e sua equipa descobriram que minhocas gigantes contêm mandíbulas infundidas com até 18% de zinco. Da mesma forma, as picadas de escorpião e as presas de aranha empregam uma mistura de átomos de zinco e manganês para garantir que essas estruturas em forma de agulha possam perfurar a carne sem se partirem.

O estudo foi publicado em setembro na revista Scientific Reports.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …