Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

(dr) Natural History Museum of Denmark

Dente de um rinoceronte já extinto encontrado em Dmanisi, na Geórgia

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada.

Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil anos, um grupo de rinocerontes agora extinto, conhecido como Stephanorhinus, invadiu o norte da Eurásia. Agora, diz o IFLSsience, cientistas conseguiram extrair informação genética de um dente com 1,7 milhões de anos de um destes animais.

A informação genética foi preservada no esmalte do dente (este tecido pode ser uma ferramenta útil para os paleontólogos, já que é o material mais duro encontrado no corpo dos mamíferos e, por isso, altamente durável).

Antes desta investigação, cujos resultados foram agora publicados na revista Nature, a informação genética mais antiga sequenciada num animal vinha na forma de ADN de um cavalo com 700 mil anos.

“Durante 20 anos, o ADN antigo tem sido usado para resolver questões sobre a evolução de espécies extintas, adaptação e migração humana, mas com limitações. Agora, pela primeira vez, recuperámos informações genéticas antigas que nos permitem reconstruir a evolução molecular muito além do limite de tempo habitual da preservação do ADN”, afirma num comunicado Enrico Cappellini, autor do estudo e professor da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Esta nova análise de proteínas antigas do esmalte dental iniciará um novo e empolgante capítulo no estudo da evolução molecular”, acrescenta o cientista na mesma nota.

O dente fossilizado foi descoberto em Dmanisi, na Geórgia, e analisado através de uma técnica chamada espectrometria de massa. Isto permitiu que os investigadores obtivessem informação genética que não seria extraível usando testes de ADN padrão.

A equipa identificou um proteoma quase completo, o conjunto das proteínas produzidas pelo tecido, e descobriram que era mais duradouro do que o ADN e mais informativo a nível genético do que o colagénio, a única outra proteína obtida a partir de fósseis que datam de mais de um milhão de anos.

De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, esta não é apenas a informação genética mais antiga alguma vez registada, como também pode abrir portas nas pesquisas sobre como os mamíferos, incluindo nós seres humanos, evoluíram ao longo de milhões de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …