Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

(dr) Natural History Museum of Denmark

Dente de um rinoceronte já extinto encontrado em Dmanisi, na Geórgia

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada.

Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil anos, um grupo de rinocerontes agora extinto, conhecido como Stephanorhinus, invadiu o norte da Eurásia. Agora, diz o IFLSsience, cientistas conseguiram extrair informação genética de um dente com 1,7 milhões de anos de um destes animais.

A informação genética foi preservada no esmalte do dente (este tecido pode ser uma ferramenta útil para os paleontólogos, já que é o material mais duro encontrado no corpo dos mamíferos e, por isso, altamente durável).

Antes desta investigação, cujos resultados foram agora publicados na revista Nature, a informação genética mais antiga sequenciada num animal vinha na forma de ADN de um cavalo com 700 mil anos.

“Durante 20 anos, o ADN antigo tem sido usado para resolver questões sobre a evolução de espécies extintas, adaptação e migração humana, mas com limitações. Agora, pela primeira vez, recuperámos informações genéticas antigas que nos permitem reconstruir a evolução molecular muito além do limite de tempo habitual da preservação do ADN”, afirma num comunicado Enrico Cappellini, autor do estudo e professor da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Esta nova análise de proteínas antigas do esmalte dental iniciará um novo e empolgante capítulo no estudo da evolução molecular”, acrescenta o cientista na mesma nota.

O dente fossilizado foi descoberto em Dmanisi, na Geórgia, e analisado através de uma técnica chamada espectrometria de massa. Isto permitiu que os investigadores obtivessem informação genética que não seria extraível usando testes de ADN padrão.

A equipa identificou um proteoma quase completo, o conjunto das proteínas produzidas pelo tecido, e descobriram que era mais duradouro do que o ADN e mais informativo a nível genético do que o colagénio, a única outra proteína obtida a partir de fósseis que datam de mais de um milhão de anos.

De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, esta não é apenas a informação genética mais antiga alguma vez registada, como também pode abrir portas nas pesquisas sobre como os mamíferos, incluindo nós seres humanos, evoluíram ao longo de milhões de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …