Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

(dr) Natural History Museum of Denmark

Dente de um rinoceronte já extinto encontrado em Dmanisi, na Geórgia

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada.

Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil anos, um grupo de rinocerontes agora extinto, conhecido como Stephanorhinus, invadiu o norte da Eurásia. Agora, diz o IFLSsience, cientistas conseguiram extrair informação genética de um dente com 1,7 milhões de anos de um destes animais.

A informação genética foi preservada no esmalte do dente (este tecido pode ser uma ferramenta útil para os paleontólogos, já que é o material mais duro encontrado no corpo dos mamíferos e, por isso, altamente durável).

Antes desta investigação, cujos resultados foram agora publicados na revista Nature, a informação genética mais antiga sequenciada num animal vinha na forma de ADN de um cavalo com 700 mil anos.

“Durante 20 anos, o ADN antigo tem sido usado para resolver questões sobre a evolução de espécies extintas, adaptação e migração humana, mas com limitações. Agora, pela primeira vez, recuperámos informações genéticas antigas que nos permitem reconstruir a evolução molecular muito além do limite de tempo habitual da preservação do ADN”, afirma num comunicado Enrico Cappellini, autor do estudo e professor da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Esta nova análise de proteínas antigas do esmalte dental iniciará um novo e empolgante capítulo no estudo da evolução molecular”, acrescenta o cientista na mesma nota.

O dente fossilizado foi descoberto em Dmanisi, na Geórgia, e analisado através de uma técnica chamada espectrometria de massa. Isto permitiu que os investigadores obtivessem informação genética que não seria extraível usando testes de ADN padrão.

A equipa identificou um proteoma quase completo, o conjunto das proteínas produzidas pelo tecido, e descobriram que era mais duradouro do que o ADN e mais informativo a nível genético do que o colagénio, a única outra proteína obtida a partir de fósseis que datam de mais de um milhão de anos.

De acordo com os cientistas envolvidos no estudo, esta não é apenas a informação genética mais antiga alguma vez registada, como também pode abrir portas nas pesquisas sobre como os mamíferos, incluindo nós seres humanos, evoluíram ao longo de milhões de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …