JAXA e GITAI fazem a primeira demonstração mundial de robótica espacial do setor privado

A startup de robótica espacial GITAI e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) estão a unir esforços para produzir a primeira demonstração de robótica no Espaço por uma empresa privada.

O acordo assinado pela GITAI e pela JAXA surge no âmbito da iniciativa JAXA Space Innovation through Partnership and Co-Creation (J-SPARC) e tem como objetivo demonstrar o potencial dos robôs para automatizar o processamento de tarefas específicas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

A robótica está a alterar muitos aspectos das nossas vidas, mas pode ser especialmente atraente na exploração e aproveitamento do Espaço. Muitas tarefas, como experiências de microgravidade, requerem movimentos complexos, precisos e subtis que exigem um aparelho personalizado altamente especializado e caro. Ou um robô.

De acordo com o New Atlas, este acordo vai trabalhar várias formas de colocar os robôs a lidar com manutenção, experiências científicos e outras tarefas específicas a bordo da EEI.

Atualmente, a GITAI está a construir um braço robótico que será usado no módulo BISHOP Airlock na EEI para demonstrar a sua capacidade de realizar várias tarefas, incluindo ligar/desligar interruptores, conectar e desconectar cabos e montar painéis.

No entanto, o acordo tem em vista o desenvolvimento de sistemas robóticos para uso não apenas na EEI, mas também no posto avançado de Espaço profundo Gateway da NASA, no programa Artemis e noutras missões, tanto governamentais como privadas.

A tecnologia pode também encontrar aplicações em telemedicina, resgate e outras missões terrestres. Os robôs podem ajudar os astronautas no seu trabalho, mas também ajudar a promover a participação do setor privado no Espaço.

“Se esta iniciativa der origem ao desenvolvimento de robôs capazes de auxiliar no trabalho dos astronautas durante a missão Kibo, o resultado não será apenas o aumento da eficiência do seu trabalho, mas também várias pesquisas sofisticadas e a expansão da utilização de várias tecnologias no Espaço que levam à criação de inovações no terreno”, resumiu Kazuyoshi Kawasaki, da JAXA.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …