JAXA e GITAI fazem a primeira demonstração mundial de robótica espacial do setor privado

A startup de robótica espacial GITAI e a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) estão a unir esforços para produzir a primeira demonstração de robótica no Espaço por uma empresa privada.

O acordo assinado pela GITAI e pela JAXA surge no âmbito da iniciativa JAXA Space Innovation through Partnership and Co-Creation (J-SPARC) e tem como objetivo demonstrar o potencial dos robôs para automatizar o processamento de tarefas específicas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI).

A robótica está a alterar muitos aspectos das nossas vidas, mas pode ser especialmente atraente na exploração e aproveitamento do Espaço. Muitas tarefas, como experiências de microgravidade, requerem movimentos complexos, precisos e subtis que exigem um aparelho personalizado altamente especializado e caro. Ou um robô.

De acordo com o New Atlas, este acordo vai trabalhar várias formas de colocar os robôs a lidar com manutenção, experiências científicos e outras tarefas específicas a bordo da EEI.

Atualmente, a GITAI está a construir um braço robótico que será usado no módulo BISHOP Airlock na EEI para demonstrar a sua capacidade de realizar várias tarefas, incluindo ligar/desligar interruptores, conectar e desconectar cabos e montar painéis.

No entanto, o acordo tem em vista o desenvolvimento de sistemas robóticos para uso não apenas na EEI, mas também no posto avançado de Espaço profundo Gateway da NASA, no programa Artemis e noutras missões, tanto governamentais como privadas.

A tecnologia pode também encontrar aplicações em telemedicina, resgate e outras missões terrestres. Os robôs podem ajudar os astronautas no seu trabalho, mas também ajudar a promover a participação do setor privado no Espaço.

“Se esta iniciativa der origem ao desenvolvimento de robôs capazes de auxiliar no trabalho dos astronautas durante a missão Kibo, o resultado não será apenas o aumento da eficiência do seu trabalho, mas também várias pesquisas sofisticadas e a expansão da utilização de várias tecnologias no Espaço que levam à criação de inovações no terreno”, resumiu Kazuyoshi Kawasaki, da JAXA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …