Os EUA estão a demolir vários protótipos do muro fronteiriço com o México

No fim da passada semana, as autoridades norte-americana derrubaram perto de San Diego, no estado da Califórnia, oito protótipos do muro que o Presidente dos EUA, Donald Trump, pretende construir junto à fronteira com o México. 

Membros da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) provaram a eficácia destes segmentos durante várias semanas e, pelo menos num dos protótipos, conseguiram fazer buracos recorrendo a uma serra através dos quais uma pessoa conseguiria passar, segundo relata a NBC San Diego.

O porta-voz da CBP, Ralph DeSio, disse, em comunicado, que decidiram demolir os protótipos depois de terem concluído os “testes e as avaliações dos modelos” em causa.

Os EUA construíram oito secções construídas com diferentes tecnologias em outubro de 2017, tendo os protótipos custado entre 300.000 a 500.000 dólares. Donald Trump visitou o local em março de 2018.

Quatro dos modelos em causa foram construídos com betão, sendo os restantes edificados com materiais diferentes. Os testes permitiram concluir que o protótipo mais eficaz é composto por “cabeços de aço”, explicou Michael Scappechio, agente de supervisão da Patrulha de Fronteira.

Com este modelo, que é mais facilmente reparado e que permite ainda ver através das barras, os Estados Unidos pretende construir uma cerca secundária com mais de nove metros de altura e 22,5 quilómetros de comprimento para acompanhar a outra barreira já existente que mede cerca de 5,5 metros.

A construção de um muro fronteiriço com o México foi uma das principais bandeiras eleitorais de Donald Trump. Contudo, o projeto não está ainda concluído o que tem levado a um braço de ferro sobre o financiamento do projeto que, por sua vez, conduziu ao maior shutdown da história política dos Estados Unidos: 35 dias.

A 15 de fevereiro, o Congresso norte-americano aprovou uma lei de financiamento para fornecer 1,4 mil milhões de dólares, longe dos 5,5 mil milhões pedidos por Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …

Benfica é cabeça-de-série no sorteio da Liga Europa

O Benfica será cabeça-de-série no sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa, que está agendado para a próxima segunda-feira. Depois da vitória por 3-0 sobre o Zenit, que garantiu ao Benfica o apuramento para a Liga Europa, …