Os EUA estão a demolir vários protótipos do muro fronteiriço com o México

No fim da passada semana, as autoridades norte-americana derrubaram perto de San Diego, no estado da Califórnia, oito protótipos do muro que o Presidente dos EUA, Donald Trump, pretende construir junto à fronteira com o México. 

Membros da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) provaram a eficácia destes segmentos durante várias semanas e, pelo menos num dos protótipos, conseguiram fazer buracos recorrendo a uma serra através dos quais uma pessoa conseguiria passar, segundo relata a NBC San Diego.

O porta-voz da CBP, Ralph DeSio, disse, em comunicado, que decidiram demolir os protótipos depois de terem concluído os “testes e as avaliações dos modelos” em causa.

Os EUA construíram oito secções construídas com diferentes tecnologias em outubro de 2017, tendo os protótipos custado entre 300.000 a 500.000 dólares. Donald Trump visitou o local em março de 2018.

Quatro dos modelos em causa foram construídos com betão, sendo os restantes edificados com materiais diferentes. Os testes permitiram concluir que o protótipo mais eficaz é composto por “cabeços de aço”, explicou Michael Scappechio, agente de supervisão da Patrulha de Fronteira.

Com este modelo, que é mais facilmente reparado e que permite ainda ver através das barras, os Estados Unidos pretende construir uma cerca secundária com mais de nove metros de altura e 22,5 quilómetros de comprimento para acompanhar a outra barreira já existente que mede cerca de 5,5 metros.

A construção de um muro fronteiriço com o México foi uma das principais bandeiras eleitorais de Donald Trump. Contudo, o projeto não está ainda concluído o que tem levado a um braço de ferro sobre o financiamento do projeto que, por sua vez, conduziu ao maior shutdown da história política dos Estados Unidos: 35 dias.

A 15 de fevereiro, o Congresso norte-americano aprovou uma lei de financiamento para fornecer 1,4 mil milhões de dólares, longe dos 5,5 mil milhões pedidos por Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …

Rio de Janeiro anuncia regresso do público aos estádios de futebol

O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro anunciou, esta sexta-feira, o regresso do público aos estádios de futebol da cidade, uma das mais afetados pela covid-19, a partir de outubro. O prefeito Marcelo Crivella …