/

Os EUA estão a demolir vários protótipos do muro fronteiriço com o México

No fim da passada semana, as autoridades norte-americana derrubaram perto de San Diego, no estado da Califórnia, oito protótipos do muro que o Presidente dos EUA, Donald Trump, pretende construir junto à fronteira com o México. 

Membros da Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) provaram a eficácia destes segmentos durante várias semanas e, pelo menos num dos protótipos, conseguiram fazer buracos recorrendo a uma serra através dos quais uma pessoa conseguiria passar, segundo relata a NBC San Diego.

O porta-voz da CBP, Ralph DeSio, disse, em comunicado, que decidiram demolir os protótipos depois de terem concluído os “testes e as avaliações dos modelos” em causa.

Os EUA construíram oito secções construídas com diferentes tecnologias em outubro de 2017, tendo os protótipos custado entre 300.000 a 500.000 dólares. Donald Trump visitou o local em março de 2018.

Quatro dos modelos em causa foram construídos com betão, sendo os restantes edificados com materiais diferentes. Os testes permitiram concluir que o protótipo mais eficaz é composto por “cabeços de aço”, explicou Michael Scappechio, agente de supervisão da Patrulha de Fronteira.

Com este modelo, que é mais facilmente reparado e que permite ainda ver através das barras, os Estados Unidos pretende construir uma cerca secundária com mais de nove metros de altura e 22,5 quilómetros de comprimento para acompanhar a outra barreira já existente que mede cerca de 5,5 metros.

A construção de um muro fronteiriço com o México foi uma das principais bandeiras eleitorais de Donald Trump. Contudo, o projeto não está ainda concluído o que tem levado a um braço de ferro sobre o financiamento do projeto que, por sua vez, conduziu ao maior shutdown da história política dos Estados Unidos: 35 dias.

A 15 de fevereiro, o Congresso norte-americano aprovou uma lei de financiamento para fornecer 1,4 mil milhões de dólares, longe dos 5,5 mil milhões pedidos por Trump.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.