Deixar de fumar engorda (mas continua a ser mais saudável)

Quem deixa de fumar ganha peso e se o tabagismo é mau, a obesidade não é melhor. No entanto, um estudo recente concluiu que, apesar de a obesidade ser prejudicial, o tabaco é muito pior.

As pessoas que deixam de fumar costumam ganhar peso, mas isso não acontece necessariamente porque precisam de um novo hábito para atenuar a ausência do cigarro. A nicotina presente no tabaco suprime o apetite, fazendo com que o apetite volte assim que a fonte de nicotina se extingue.

A correlação existente entre parar de fumar o o aumento do peso foi observada em vários estudos. Para muitas pessoas, este ganho de peso não é apenas um risco no que diz respeito à obesidade: o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2 também aumenta.

Este detalhe levou os cientistas a estudarem este assunto ao pormenor de modo a averiguar se deixar de fumar é, na verdade, uma estratégia de saúde perigosa para algumas pessoas. Fumar faz mal à saúde, mas a obesidade também é prejudicial. Além disso, ambos aumento o risco de diabetes tipo 2, hipertensão e doença cardiopulmonar. Mas, afinal, o que é pior?

Num estudo publicado recentemente no The New England Journal of Medicine, os cientistas analisaram três estudos que cobriam 19 anos de dados de saúde de mais de 170.000 pessoas nos Estados Unidos. A cada dois anos, essas pessoas preenchiam questionários sobre a sua saúde e sobre o seu estilo de vida.

Os investigadores centraram-se nos casos que envolviam fumadores que, entretanto, deixaram de fumar e concluíram que, para alguns, desistir desse hábito levou a um ganho de peso que prejudicou a sua saúde no geral. Em média, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 era 22% maior.

No entanto, o estudo descobriu ainda que o aumento do risco de diabetes atingia um pico entre cinco a sete anos depois de parar de fumar, e diminuía gradualmente depois disso. Além disso, mesmo entre as pessoas que ganharam cerca de 20 quilos ou mais depois de deixarem de fumar, o seu risco de desenvolverem doenças cardiovasculares diminuiu até 67%.

As pessoas que querem deixar de fumar “não devem ser dissuadidas pelo ganho de peso porque a redução a curto prazo e a longo prazo do risco de doença cardiovascular é clara”, disse Yang Hu, autor do artigo científico. Ainda assim, o investigador aconselha a pessoas que querem pôr o tabaco de lado a considerar um estilo de vida mais saudável.

Em suma, os cientistas concluíram que a obesidade é má, mas o tabagismo é pior. Por isso, antes de pensar em pegar num cigarro depois de ler esta frase, substitua-o por uma deliciosa fatia de bolo de chocolate.

PARTILHAR

RESPONDER

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …