Afinal deixar de fumar também traz benefícios para a saúde mental

É conhecido que deixar de fumar traz benefícios para a saúde física dos fumadores, incluindo a redução do risco de cancro do pulmão e de doenças cardíacas. Mas agora um novo estudo sugere que largar o vício do tabaco pode melhorar também a saúde mental.

No estudo em causa, publicado na revista científica BMJ, uma equipa de investigadores liderada pela professora de Medicina Judith J Prochaska analisou a informação recolhida em 26 estudos anteriores, e descobriu que as pessoas que deixaram de fumar tiveram uma redução do estado de depressão, ansiedade e stress e uma maior boa disposição e qualidade de vida comparativamente com quem continuou a fumar.

Estas conclusões aplicam-se tanto à população em geral quanto aos grupos com doenças mentais, revelaram os investigadores.

Stanford.edu

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

A descoberta contradiz a ideia generalizada de que fumar faz bem à saúde mental.

Muitos fumadores continuam a fumar precisamente por sentirem que o hábito alivia a sensação de depressão, ansiedade e stress, referem os investigadores.

Mas os cigarros poderão na realidade estar apenas a aliviar os sintomas de privação, incluindo a irritabilidade, ansiedade e depressão, o que pode ser confundido com “melhorar a disposição”.

“Os fumadores podem ter a certeza: deixar de fumar traz benefícios à saúde mental”, asseguram os investigadores. “Desafiar a ideia pré-concebida de que fumar faz bem à mente poderá ajudar muitos fumadores a parar de fumar”, acrescentam.

No entanto, o estudo não prova uma relação de causalidade entre deixar de fumar e experimentar melhorias na saúde mental. Por exemplo, as melhorias poderão ser devidas apenas ao processo de tentar deixar de fumar e não necessariamente a tê-lo conseguido.

Agora que está provado que afinal deixar de fumar melhora a saúde mental, resta saber quando aparecerá o estudo a provar que afinal piora a saúde física – nomeadamente pelo aumento de peso causado pela troca de cada cigarro por qualquer coisa que se coma.

AJB*, ZAP

* 2 meses, 7 dias e muito bem disposto

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …