/

Afinal deixar de fumar também traz benefícios para a saúde mental

1

É conhecido que deixar de fumar traz benefícios para a saúde física dos fumadores, incluindo a redução do risco de cancro do pulmão e de doenças cardíacas. Mas agora um novo estudo sugere que largar o vício do tabaco pode melhorar também a saúde mental.

No estudo em causa, publicado na revista científica BMJ, uma equipa de investigadores liderada pela professora de Medicina Judith J Prochaska analisou a informação recolhida em 26 estudos anteriores, e descobriu que as pessoas que deixaram de fumar tiveram uma redução do estado de depressão, ansiedade e stress e uma maior boa disposição e qualidade de vida comparativamente com quem continuou a fumar.

Estas conclusões aplicam-se tanto à população em geral quanto aos grupos com doenças mentais, revelaram os investigadores.

Stanford.edu

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

A descoberta contradiz a ideia generalizada de que fumar faz bem à saúde mental.

Muitos fumadores continuam a fumar precisamente por sentirem que o hábito alivia a sensação de depressão, ansiedade e stress, referem os investigadores.

Mas os cigarros poderão na realidade estar apenas a aliviar os sintomas de privação, incluindo a irritabilidade, ansiedade e depressão, o que pode ser confundido com “melhorar a disposição”.

“Os fumadores podem ter a certeza: deixar de fumar traz benefícios à saúde mental”, asseguram os investigadores. “Desafiar a ideia pré-concebida de que fumar faz bem à mente poderá ajudar muitos fumadores a parar de fumar”, acrescentam.

No entanto, o estudo não prova uma relação de causalidade entre deixar de fumar e experimentar melhorias na saúde mental. Por exemplo, as melhorias poderão ser devidas apenas ao processo de tentar deixar de fumar e não necessariamente a tê-lo conseguido.

Agora que está provado que afinal deixar de fumar melhora a saúde mental, resta saber quando aparecerá o estudo a provar que afinal piora a saúde física – nomeadamente pelo aumento de peso causado pela troca de cada cigarro por qualquer coisa que se coma.

AJB*, ZAP

* 2 meses, 7 dias e muito bem disposto

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.