Afinal deixar de fumar também traz benefícios para a saúde mental

É conhecido que deixar de fumar traz benefícios para a saúde física dos fumadores, incluindo a redução do risco de cancro do pulmão e de doenças cardíacas. Mas agora um novo estudo sugere que largar o vício do tabaco pode melhorar também a saúde mental.

No estudo em causa, publicado na revista científica BMJ, uma equipa de investigadores liderada pela professora de Medicina Judith J Prochaska analisou a informação recolhida em 26 estudos anteriores, e descobriu que as pessoas que deixaram de fumar tiveram uma redução do estado de depressão, ansiedade e stress e uma maior boa disposição e qualidade de vida comparativamente com quem continuou a fumar.

Estas conclusões aplicam-se tanto à população em geral quanto aos grupos com doenças mentais, revelaram os investigadores.

Stanford.edu

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

A descoberta contradiz a ideia generalizada de que fumar faz bem à saúde mental.

Muitos fumadores continuam a fumar precisamente por sentirem que o hábito alivia a sensação de depressão, ansiedade e stress, referem os investigadores.

Mas os cigarros poderão na realidade estar apenas a aliviar os sintomas de privação, incluindo a irritabilidade, ansiedade e depressão, o que pode ser confundido com “melhorar a disposição”.

“Os fumadores podem ter a certeza: deixar de fumar traz benefícios à saúde mental”, asseguram os investigadores. “Desafiar a ideia pré-concebida de que fumar faz bem à mente poderá ajudar muitos fumadores a parar de fumar”, acrescentam.

No entanto, o estudo não prova uma relação de causalidade entre deixar de fumar e experimentar melhorias na saúde mental. Por exemplo, as melhorias poderão ser devidas apenas ao processo de tentar deixar de fumar e não necessariamente a tê-lo conseguido.

Agora que está provado que afinal deixar de fumar melhora a saúde mental, resta saber quando aparecerá o estudo a provar que afinal piora a saúde física – nomeadamente pelo aumento de peso causado pela troca de cada cigarro por qualquer coisa que se coma.

AJB*, ZAP

* 2 meses, 7 dias e muito bem disposto

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …

China confirma detenção de funcionário do consulado britânico em Hong Kong

A China confirmou esta quarta-feira a detenção de um funcionário do consulado britânico em Hong Kong, Simon Cheng Man-kit, desaparecido desde 08 de agosto, numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Londres, devido aos …

Parlamento chinês proíbe casamento entre pessoas do mesmo sexo

A China não segue a lei da Formosa, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e declara que a posição oficial do Parlamento chinês continua a ser de limitar a autorização do casamento …

Mais de 200 mortos em cheias de verão na China

Pelo menos 201 pessoas morreram, em julho e agosto, e 63 estão desaparecidas, na sequência de cheias em diferentes regiões da China, revelaram esta quarta-feira as autoridades chinesas. As vítimas mais recentes foram registadas numa região …

Trump volta a defender regresso da Rússia ao G7

O Presidente dos Estados Unidos voltou nesta terça-feira a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia, em …