/

Degelo na Gronelândia vai elevar nível do mar — mais do dobro do previsto

A camada de gelo da Gronelândia, que está a derreter rapidamente, irá elevar o nível global do mar em pelo menos 27 centímetros, mais do dobro do que foi anteriormente previsto.

Este efeito pode ser causado pelo chamado “gelo zombie”, ou “gelo condenado”, que, embora ainda preso a áreas mais espessas de gelo, já não é “reabastecido” por glaciares próximos que agora recebem menos neve.

Sem este “reabastecimento”, o “gelo zombie” está a derreter com as alterações climáticas e vai elevar o nível do mar, salientou William Colgan, especialista do Serviço Geológico da Dinamarca e da Gronelândia e coautor do estudo.

“É gelo morto. Vai derreter e desaparecer da camada de gelo. Este gelo será enviado para o oceano, independentemente do cenário climático que adotemos agora”, realçou Colgan, numa conferência de imprensa.

O autor principal do estudo, Jason Box, especialista em glaciares da Gronelândia, alertou que a situação é estar “com um pé para a cova”.

Os inevitáveis 27 centímetros apontados pelo estudo são mais do que o dobro do aumento do nível do mar que os cientistas esperavam. A investigação, publicada na revista Nature Climate Change, aponta que pode chegar a 78 centímetros.

Por outro lado, o relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) do ano passado projetou um alcance de 6 a 13 centímetros para o provável aumento do nível do mar, até 2100.

Neste estudo, os cientistas olharam para o gelo em risco. Em perfeito equilíbrio, a queda de neve nas montanhas da Gronelândia desce, recarrega e engrossa as laterais dos glaciares, equilibrando o que está a derreter. No entanto, nas últimas décadas, há menos “reabastecimento” e mais degelo, o que cria um desequilíbrio.

A equipa de investigação analisou a proporção do que está a ser adicionado ao que está a ser perdido e calcularam que 3,3% do volume total de gelo da Gronelândia irá derreter, sem que importe o que aconteça no mundo com a redução da poluição por carbono, sublinhou Colgan.

Mais de 120 triliões de toneladas de gelo já estão fadadas a derreterem, devido à incapacidade do manto de gelo reabastecer as laterais.

“Esta é uma perda muito grande e terá um efeito prejudicial nas costas de todo o mundo”, salientou David Holland, da NYU, que regressou recentemente da Gronelândia, mas não faz parte da investigação.

Esta é a primeira vez que os cientistas calculam uma perda mínima de gelo — e o aumento do nível de mar que causa — para a Gronelândia, uma das duas enormes camadas de gelo do planeta.

As duas estão a diminuir lentamente devido às alterações climáticas decorrentes da queima de carvão, petróleo e gás natural.

O ‘timing’ é uma questão sem resposta no estudo. Os investigadores frisaram que não podem estimar o momento do degelo do “gelo condenado”, mas apontaram que será “dentro deste século“, embora não o assumam concretamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.