Degelo da Antártida é 15% mais rápido do que se pensava

foto: Wikimedia

foto: Wikimedia

A camada de gelo da Antártida ocidental perde 150 quilómetros cúbicos por ano, 15% mais do que as estimativas anteriores, informou a Agência Espacial Europeia a partir de dados do satélite CryoSat.

A correção dos dados deve-se, em parte, ao aumento das perdas de gelo nos glaciares, mas também à capacidade de observação do CryoSat em áreas que até agora escapavam à análise dos cientistas, explicou a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) em comunicado.

“O degelo da Antártida e da Gronelândia é o maior contribuinte para o aumento global dos níveis da água do mar”, acrescentou a Agência Espacial Europeia.

Em estimativas anteriores, os cientistas tinham concluído que o degelo da Antártida ocidental provocara o aumento do nível do mar a um ritmo 0,28 milímetros por ano entre 2005 e 2010, ano em que o Cryosat entrou em órbita.

Mas os dados recolhidos por aquele satélite, que permitem “ver através das nuvens e na escuridão”, sugerem que a perda de gelo é 15% superior, afirmou a ESA.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. FALSO.. Na verdade se analisarmos a data que tanto a Agencia Europeia como a Nasa e as suas parceiras NOA e outras tantas estão a apresentar e se compararmos com a mesma data lançada nos anos 70 e 80 pelas mesmas instituições rápidamente se concluí que tudo não passa de uma farsa pois os dados nunca batem certos quando colocados “um em cima do outro”.. este jornaleco digital está cada vez mais enterrado em propaganda falsa..

    MELTDOWN MYTH: Antarctic ice growing is just the first EVIDENCE global warming is NOT REAL
    http://www.express.co.uk/news/nature/617144/Antarctica-not-shrinking-growing-ice-caps-melting

RESPONDER

Roubo de dinheiro pode ser deduzido no IRC em casos excepcionais

O roubo de valores em dinheiro pode ser usado pela empresa afetada como uma dedução ao lucro tributável desde que este tenha ocorrido em condições muito excecionais, como o envolvimento de armas de fogo, esclarece …

Baleias usam "redes de bolhas" para caçar as suas presas (e um vídeo raro prova-o)

https://vimeo.com/367029392 Alguns cetáceos, como as baleias jubarte, usam "redes" para caçar as suas presas. Os animais mergulham e nadam em forma de anel em redor das suas presas, soprando bolhas à medida que avançam. O anel ascendente …

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont apresenta-se às autoridades belgas, mas recusa entregar-se a Espanha

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont, fugido na Bélgica e perseguido pela justiça espanhola desde 2017 apresentou-se esta sexta-feira voluntariamente às autoridades belgas, mas recusa entregar-se. Carles Puigdemont, acusado de delitos de sedição e má gestão …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …