/

Degelo da Antártida é 15% mais rápido do que se pensava

1

Wikimedia

foto: Wikimedia

foto: Wikimedia

A camada de gelo da Antártida ocidental perde 150 quilómetros cúbicos por ano, 15% mais do que as estimativas anteriores, informou a Agência Espacial Europeia a partir de dados do satélite CryoSat.

A correção dos dados deve-se, em parte, ao aumento das perdas de gelo nos glaciares, mas também à capacidade de observação do CryoSat em áreas que até agora escapavam à análise dos cientistas, explicou a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) em comunicado.

“O degelo da Antártida e da Gronelândia é o maior contribuinte para o aumento global dos níveis da água do mar”, acrescentou a Agência Espacial Europeia.

Em estimativas anteriores, os cientistas tinham concluído que o degelo da Antártida ocidental provocara o aumento do nível do mar a um ritmo 0,28 milímetros por ano entre 2005 e 2010, ano em que o Cryosat entrou em órbita.

Mas os dados recolhidos por aquele satélite, que permitem “ver através das nuvens e na escuridão”, sugerem que a perda de gelo é 15% superior, afirmou a ESA.

/Lusa

1 Comment

  1. FALSO.. Na verdade se analisarmos a data que tanto a Agencia Europeia como a Nasa e as suas parceiras NOA e outras tantas estão a apresentar e se compararmos com a mesma data lançada nos anos 70 e 80 pelas mesmas instituições rápidamente se concluí que tudo não passa de uma farsa pois os dados nunca batem certos quando colocados “um em cima do outro”.. este jornaleco digital está cada vez mais enterrado em propaganda falsa..

    MELTDOWN MYTH: Antarctic ice growing is just the first EVIDENCE global warming is NOT REAL
    http://www.express.co.uk/news/nature/617144/Antarctica-not-shrinking-growing-ice-caps-melting

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.