Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

1

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%. 

O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no segundo trimestre do ano e em 5,5% tendo em conta o primeiro semestre de 2021, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira.

“Tomando como referência valores trimestrais e não o ano acabado no trimestre, o saldo das AP [Administrações Públicas] no segundo trimestre de 2021 atingiu -2.802,8 milhões de euros, correspondentes a -5,3% do PIB, o que compara com -10,6% no período homólogo”, avança o INE.

O défice registado no primeiro trimestre do ano foi de 5,7% do PIB (2.813,1 milhões de euros). Já no primeiro semestre do ano, o défice orçamental fixou-se em 5,5% do PIB.

O Governo prevê um défice de 4,5% do PIB para o conjunto do ano, uma meta que tinha definido no Programa de Estabilidade entregue em abril.

// Lusa

1 Comment

  1. Com papas e bolos se enganam os tolos.
    A palavra obrigatória neste artigo é “desce”.
    O Leão joga com a frase “O Défice desce de 5,5% para 5,3% do Pib” como se isso fosse uma grande vitória e nos deixasse eufóricos.
    A verdade é que o saldo das Administrações Públicas no segundo trimestre de 2021 atingiu -2.802,8 milhões de euros, o que é um buraco enorme.
    E para rematar , promete 4,5% no ano todo, para o que teria de se esforçar muito no 3º e 4º trimestre.
    Leão é um malabarista em engenharia financeira. Já era no tempo do Centeno quando fazia as célebres Cativações.
    Lembrar que enquanto houver Défice, o país está a endividar-se e a empobrecer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.