/

Défice de 2019 cai para 599 milhões (e até deixa excedente à vista)

Stephanie Lecocq / EPA

As administrações públicas fecharam o ano de 2019 com um défice de 599 milhões de euros em contas públicas, anunciou esta segunda-feira o Ministério das Finanças, que é liderado por Mário Centeno.

Este valor representa uma melhoria de 1.643 milhões face ao período homólogo.

“A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas em 2019 registou um défice de 599 milhões de euros, refletindo uma melhoria de 1.643 milhões de euros face a 2018, em resultado de um crescimento da receita de 4,3% e da despesa de 2,3%”, pode ler-se em comunicado citado pela agência Lusa.

No mesmo comunicado que antecede a divulgação da Síntese de Execução Orçamental pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o ministério de Mário Centeno sublinha que “a execução orçamental permite cumprir o objetivo orçamental para 2019”.

Tal como recorda o jornal Eco, o Governo apontava para um défice de 2.603 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2019.

A SIC Notícias frisa ainda que este défice atingido em 2019 de “apenas” 599 milhões de euros pode significar, segundo alguns especialistas, que o ministro das Finanças até já conseguiu antecipar o excedente que só estava previsto para 2020.

Os dados apresentados, recorde-se, são ainda de contabilidade pública, enquanto a meta do défice avaliada por Bruxelas – com base nos dados do INE – são em contabilidade nacional. No entanto, frisa o jornal Económico, dão indicações importantes sobre os dados que serão divulgados pelo organismo de estatística a 14 de fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.