/

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes.

Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que pode comprometer o esmalte dentário, uma das principais estruturas formadoras do dente. Além disso, é a que concede a cor ao dente, podendo ir de um amarelo claro a um branco acinzentado.

A cárie dentária, causada por bactéria, enfraquece esta importante proteção oral, escreve o Fast Company. As cáries dentárias são o amolecimento do esmalte dos dentes causado por ácidos. Estes ácidos são criados quando a placa dentária decompõe o açúcar que existe na boca.

Os investigadores usaram uma técnica avançada para aprender mais sobre a natureza química e a estrutura do esmalte. Os resultados foram publicados este mês na revista científica Nature.

O autor do estudo, Derk Joester, explica que o esmalte dos dentes foi evoluindo para se tornar resistente ao desgaste. “Isto para suportas as forças associadas à mastigação, mas eles têm um potencial muito limitado para regenerar”, explicou o especialista.

Os cientistas descobriram átomos de impureza na composição do esmalte, o que permite ajudar a perceber como é que o esmalte se torna solúvel por agentes externos. As revelações deste novo estudo também podem ser úteis para perceber como fortalecer o esmalte, contribuindo para uma melhor saúde oral.

Aproximadamente 25% das crianças, 50% dos adolescentes e mais de 90% dos adultos nos Estados Unidos sofrem de cáries, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

“A nossa investigação ajuda a entender como o esmalte se forma, e isso deve ajudar no desenvolvimento de novas intervenções e novos materiais para prevenir e tratar a cárie. Esse conhecimento poderá ajudar ainda a prevenir ou diminuir o sofrimento de pacientes com defeitos congénitos do esmalte”, disse ainda o coautor Paul J.M. Smeets.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.