Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes.

Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que pode comprometer o esmalte dentário, uma das principais estruturas formadoras do dente. Além disso, é a que concede a cor ao dente, podendo ir de um amarelo claro a um branco acinzentado.

A cárie dentária, causada por bactéria, enfraquece esta importante proteção oral, escreve o Fast Company. As cáries dentárias são o amolecimento do esmalte dos dentes causado por ácidos. Estes ácidos são criados quando a placa dentária decompõe o açúcar que existe na boca.

Os investigadores usaram uma técnica avançada para aprender mais sobre a natureza química e a estrutura do esmalte. Os resultados foram publicados este mês na revista científica Nature.

O autor do estudo, Derk Joester, explica que o esmalte dos dentes foi evoluindo para se tornar resistente ao desgaste. “Isto para suportas as forças associadas à mastigação, mas eles têm um potencial muito limitado para regenerar”, explicou o especialista.

Os cientistas descobriram átomos de impureza na composição do esmalte, o que permite ajudar a perceber como é que o esmalte se torna solúvel por agentes externos. As revelações deste novo estudo também podem ser úteis para perceber como fortalecer o esmalte, contribuindo para uma melhor saúde oral.

Aproximadamente 25% das crianças, 50% dos adolescentes e mais de 90% dos adultos nos Estados Unidos sofrem de cáries, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

“A nossa investigação ajuda a entender como o esmalte se forma, e isso deve ajudar no desenvolvimento de novas intervenções e novos materiais para prevenir e tratar a cárie. Esse conhecimento poderá ajudar ainda a prevenir ou diminuir o sofrimento de pacientes com defeitos congénitos do esmalte”, disse ainda o coautor Paul J.M. Smeets.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …