Defeito genético elimina intolerância e aumenta a sociabilidade

Um neuro-cientista brasileiro, Alysson Muotri, descobriu o gene que é capaz de tornar as pessoas mais sociais, tolerantes e atentas aos problemas alheios.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature, o gene FZD9 pode ser o responsável pelos comportamentos individualistas, preconceituosos e intolerantes.

O investigador analisou um grupo de pessoas com a Síndrome de Williams – uma condição rara que se carateriza por uma personalidade altamente sociável, até mesmo com pessoas estranhas.

Esta condição deve-se à ausência do gene FZD9 e à existência de 25 genes no cromossoma 7 durante o desenvolvimento do bebé.

Dos cinco pacientes analisados, quatro eram muito sociais e tinham as caraterísticas genéticas referentes à doença.

Mas um dos pacientes envolvidos no estudo não era tão social – e tinha duas cópias do gene FZD9, tal como a grande maioria das pessoas.

Muotri concluiu que, na falta desse gene, os neurónios ficam ultra-ligados e produzem um maior número de sinapses, que têm um papel importante na sensação de dor ou alegria, podendo as alterações no seu funcionamento resultar em problemas sociais e de comunicação.

Assim, a presença do gene FZD9 é associada a um comportamento menos social.

“Esse gene contribui para o preconceito ou para a intolerância, enquanto que o amor pelo próximo pode ser causado por um defeito genético”, destacou o investigador.

As pessoas com autismo possuem três cópias deste gene e têm grandes problemas de socialização.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …