Defeito genético elimina intolerância e aumenta a sociabilidade

Um neuro-cientista brasileiro, Alysson Muotri, descobriu o gene que é capaz de tornar as pessoas mais sociais, tolerantes e atentas aos problemas alheios.

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature, o gene FZD9 pode ser o responsável pelos comportamentos individualistas, preconceituosos e intolerantes.

O investigador analisou um grupo de pessoas com a Síndrome de Williams – uma condição rara que se carateriza por uma personalidade altamente sociável, até mesmo com pessoas estranhas.

Esta condição deve-se à ausência do gene FZD9 e à existência de 25 genes no cromossoma 7 durante o desenvolvimento do bebé.

Dos cinco pacientes analisados, quatro eram muito sociais e tinham as caraterísticas genéticas referentes à doença.

Mas um dos pacientes envolvidos no estudo não era tão social – e tinha duas cópias do gene FZD9, tal como a grande maioria das pessoas.

Muotri concluiu que, na falta desse gene, os neurónios ficam ultra-ligados e produzem um maior número de sinapses, que têm um papel importante na sensação de dor ou alegria, podendo as alterações no seu funcionamento resultar em problemas sociais e de comunicação.

Assim, a presença do gene FZD9 é associada a um comportamento menos social.

“Esse gene contribui para o preconceito ou para a intolerância, enquanto que o amor pelo próximo pode ser causado por um defeito genético”, destacou o investigador.

As pessoas com autismo possuem três cópias deste gene e têm grandes problemas de socialização.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …