Detidos 122 cidadãos chineses no Nepal. Esta é a maior detenção em massa no país

1

A polícia do Nepal informou esta terça-feira que deteve 122 cidadãos chineses suspeitos de envolvimento em crimes financeiros e informáticos.

Um responsável da polícia, Shailesh Thapa, disse à agência de notícias Associated Press, citada pela agência Lusa, que os suspeitos foram detidos na segunda-feira em diferentes lugares de Katmandu, capital do Nepal.

As autoridades não forneceram mais detalhes porque a investigação está a decorrer. Contudo, é provável que os suspeitos sejam presentes a um juiz para que seja determinado o período de tempo em podem ser mantidos sob custódia das autoridades até que seja concluída a investigação.

Os 122 homens são suspeitos de crimes informáticos e por invasão de caixas eletrónicos de bancos, disse o chefe de polícia de Katmandu, Uttam Subedi, acrescentando que foram apreendidos os seus passaportes e computadores, noticiou o Telegraph.

“É a primeira vez que tantos estrangeiros são detidos por suspeitas de atividades criminosas”, afirmou Uttam Subedi. Outro agente da polícia, Hobindra Bogati, disse que a embaixada chinesa sabia dos ataques e apoiava a detenção dos suspeitos.

Segundo o Telegraph, indivíduos com nacionalidade chinesa são detidos regularmente em países asiáticos por suspeita de envolvimento em atividades ilegais, como fraude.

Na semana passada, as autoridades das Filipinas detiveram 342 trabalhadores chineses numa operação contra jogos sem licença.

Em setembro, a polícia deteve cinco cidadãos chineses sob a acusação de roubo e invasão caixas eletrónicos de bancos. Os suspeitos foram também encontrados com ouro proveniente de contrabando.

O Nepal e a China assinaram, em outubro, um tratado sobre assistência mútua em questões criminais durante uma visita ao presidente Xi Jinping ao Nepal. A China tem aumentado o seu investimento no Nepal nos últimos anos, em áreas como estradas, centrais de energia e hospitais.

Mais de 134 mil turistas chineses visitaram o Nepal entre janeiro e outubro deste ano, um aumento de 9,2% em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados do Conselho de Turismo do Nepal.

Lusa //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.