/

Deco alerta para a manipulação de preços na Black Friday

A DECO reforçou a necessidade de as lojas divulgarem os preços praticados 30 dias antes da promoção para evitar casos de práticas comerciais lesivas.

A associação de defesa dos consumidores alertou para a eventual manipulação de preços na Black Friday. Uma situação que não é generalizada, “mas põe em xeque a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais, pois leva o consumidor a acreditar que está a comprar com um desconto real, quando, na verdade, não está“, refere em comunicado, citado pelo Jornal de Negócios.

Para evitar este tipo de situações, que todos os anos geram uma onda de críticas, a DECO reforça a necessidade das lojas divulgarem os preços praticados nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado, “para acabar com a manipulação de preços e práticas comerciais lesivas para os consumidores”.

“Além das habituais e tradicionais épocas de saldos, assistimos, ao longo do ano, a campanhas de promoção, como a mediática Black Friday, que todos os anos movimenta milhões de euros. Mas não há ano em que não se registem vários relatos e denúncias de falsos descontos ou de descontos menos interessantes que o anunciado, ou seja, de manipulação de preços dos produtos em promoção”, relembra a associação.

“Enquanto não são implementadas estas ou outras medidas que evitem estas práticas por parte das empresas, e para garantir que os consumidores fazem bons negócios, a DECO aconselha a que, antes da compra de um produto que implique um investimento mais avultado, se proceda a uma consulta ampla de preços, recorrendo à ferramenta de comparação e evolução de preços disponível no site”.

Desde 2015 que a DECO acompanha o comportamento e evolução dos preços praticados, antes e durante as promoções. A associação “tem verificado a existência de oscilações dos preços, com aumentos em vésperas de épocas de promoções ou saldos“.

A associação chegou mesmo a denunciar o caso à ASAE e à Direção-Geral do Consumidor, em 2015, pedindo mais fiscalização e a respetiva sanção das infrações.

A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. Acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças nos EUA, ou seja, no dia após a quarta quinta-feira de novembro. Com a ajuda das novas tecnologias, o evento tem-se estendendo pelo resto do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.