Deco alerta para a manipulação de preços na Black Friday

A DECO reforçou a necessidade de as lojas divulgarem os preços praticados 30 dias antes da promoção para evitar casos de práticas comerciais lesivas.

A associação de defesa dos consumidores alertou para a eventual manipulação de preços na Black Friday. Uma situação que não é generalizada, “mas põe em xeque a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais, pois leva o consumidor a acreditar que está a comprar com um desconto real, quando, na verdade, não está“, refere em comunicado, citado pelo Jornal de Negócios.

Para evitar este tipo de situações, que todos os anos geram uma onda de críticas, a DECO reforça a necessidade das lojas divulgarem os preços praticados nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado, “para acabar com a manipulação de preços e práticas comerciais lesivas para os consumidores”.

“Além das habituais e tradicionais épocas de saldos, assistimos, ao longo do ano, a campanhas de promoção, como a mediática Black Friday, que todos os anos movimenta milhões de euros. Mas não há ano em que não se registem vários relatos e denúncias de falsos descontos ou de descontos menos interessantes que o anunciado, ou seja, de manipulação de preços dos produtos em promoção”, relembra a associação.

“Enquanto não são implementadas estas ou outras medidas que evitem estas práticas por parte das empresas, e para garantir que os consumidores fazem bons negócios, a DECO aconselha a que, antes da compra de um produto que implique um investimento mais avultado, se proceda a uma consulta ampla de preços, recorrendo à ferramenta de comparação e evolução de preços disponível no site”.

Desde 2015 que a DECO acompanha o comportamento e evolução dos preços praticados, antes e durante as promoções. A associação “tem verificado a existência de oscilações dos preços, com aumentos em vésperas de épocas de promoções ou saldos“.

A associação chegou mesmo a denunciar o caso à ASAE e à Direção-Geral do Consumidor, em 2015, pedindo mais fiscalização e a respetiva sanção das infrações.

A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. Acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças nos EUA, ou seja, no dia após a quarta quinta-feira de novembro. Com a ajuda das novas tecnologias, o evento tem-se estendendo pelo resto do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …