DECO e ASAE em guerra por causa da carne picada

A DECO reiterou nesta quarta-feira que a utilização de sulfitos na carne picada é “proibida por lei”, numa reação ao esclarecimento da ASAE de que estes conservantes podem ser utilizados nos preparados de carne, como hambúrgueres e almôndegas.

A associação de defesa do consumidor (DECO) divulgou, na terça-feira, um estudo que analisou amostras de carne picada vendida em 26 talhos de rua, de mercados e de hipermercados, tendo chumbado todos na conservação, higiene e temperatura de venda da carne de vaca picada a granel, com 23 a adicionarem ao preparado sulfitos, aditivos proibidos por lei.

Em reação às conclusões do estudo, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) afirmou, relativamente às questões de irregularidades ao nível dos limites de sulfitos detetados, que se “trata de aditivos alimentares aprovados como conservantes que podem ser utilizados em variadíssimos géneros alimentícios, como por exemplo, nos preparados de carne (almondegas, hambúrgueres, etc)”.

“No caso em apreço, importa confirmar se as amostras colhidas pela DECO e analisadas foram efetivamente amostras de carne picada (…) ou se foram colhidas amostras de preparados de carne, mas que estaria à venda sob a denominação de carne picada”, sublinhou a ASAE num comunicado enviado à Lusa.

Para a DECO, a ASAE “lançou uma injustificável confusão sobre o objeto” do estudo, que foi apenas a carne picada à venda nos talhos que visitou.

“Nunca, em nenhuma das nossas comunicações, referimos preparados de carne picada”, adianta a associação numa nota enviada hoje à Lusa, observando que o estudo refere que “há que distinguir entre carne picada e preparados de carne picada, que não integraram a nossa investigação, aos quais se adicionam vários ingredientes”.

A DECO frisou que mantém o que afirmou: “a utilização deste conservante é proibida por lei na carne picada”, considerando que, neste ponto, a ASAE “não contribuiu para o esclarecimento dos consumidores”.

A ASAE considerou também que as metodologias implementadas nas amostras recolhidas pela DECO “carecem de informação clara e científica, informação relativamente ao método de colheita de amostras utilizado, método de ensaio analítico (se está ou não acreditado)” e que a amostragem realizada (0,4% do total de estabelecimentos de comércio a retalho de carne “é claramente insuficiente, tendo em consideração o universo em causa”.

Em resposta, a DECO disse que “a ASAE conhece perfeitamente” os seus métodos e “sabe que em todos os testes, com todos os produtos”, a associação recorrem sempre, “sem exceção, a laboratórios credenciados”.

Tendo em conta “a coincidência dos problemas encontrados”, a DECO reitera o pedido, enviado ao Ministério da Agricultura, de “interdição da venda de carne previamente picada”.

Diz ainda valorizar “o papel que a ASAE pode ter em todo este processo e a importância de uma fiscalização visível e dotada dos meios necessários”.

“Continuamos disponíveis para colaborar com a ASAE, numa frente comum na defesa da segurança alimentar dos consumidores portugueses”, salienta.

A ASAE adiantou que efetua o controlo de sulfitos em carnes, quer na carne picada quer nos preparados de carne, tendo colhido, em 2014, só na região da grande Lisboa, 42 amostras de carne, não tendo sido detetado qualquer resultado não conforme.

Em 2014, a ASAE fiscalizou 676 talhos, tendo apreendido carne e produtos cárneos diversos no valor que ascende aos 660 000 euros.

Relativamente a carne picada, foram apreendidos 70 quilos no valor de cerca de 325 euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A ASAE não encontra problemas porque é corrupta. Há várias empresas de “higiene” que a única coisa que fazem é avisar quando a ASAE vai visitar os seus clientes. E há várias inspeções da ASAE a grandes superfícies que se resumem a ir buscar um envelope ao escritório do gerente.

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …