Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos.

As células específicas do nosso sistema imunológico tornam-se progressivamente irritáveis à medida que envelhecemos. Reduzir esta inflamação pode abrandar o processo de envelhecimento e as condições de que deste derivam, como doenças cardiovasculares e Alzheimer.

Um estudo inovador de uma equipa de neurologistas da Universidade de Stanford garante ter descoberto que células imunitárias unilaterais tornam-se disfuncionais à medida que envelhecemos, levando ao declínio cognitivo, escreve o Tech Explorist.

Os cientistas culpam um conjunto de células imunitárias chamadas células mieloides, geralmente encontradas no cérebro, no sistema circulatório e nos tecidos periféricos do corpo. As suas funções começam a deteriorar-se à medida que envelhecemos, infligindo danos colaterais a tecidos inocentes no processo.

Para evitar isto, em ratos, bastou impedir a conexão de uma determina hormona e de um recetor abundante em células mieloides. Este bloqueio também reverteu o declínio mental relacionado com a idade em ratos mais velhos, restaurando as suas capacidades de memória e navegação aos níveis de ratos de mais jovens.

“Se você ajustar o sistema imunitário, pode rejuvenescer o cérebro. As nossas experiências em células humanas sugerem que um rejuvenescimento semelhante pode ser possível nas pessoas”, disse Katrin Andreasson, autor principal do estudo publicado esta semana na revista científica Nature.

No entanto, de momento, os compostos testados pelos cientistas para bloquear a conexão referida anteriormente apenas podem ser usados em ratos.

“Nenhum dos compostos é aprovado para uso humano e podem ter efeitos colaterais tóxicos, embora nenhum tenha sido observado em ratos. Eles fornecem um mapa para os fabricantes de medicamentos desenvolverem um composto que possa ser dado às pessoas”, acrescentou Andreasson.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …