Declarações sexistas levam à demissão de diretor do torneio de Indian Wells

Alfie Lee / VOXSPORTSdotNET

A tenista Serena Williams

A tenista Serena Williams

O diretor do torneio norte-americano de ténis de Indian Wells, Raymond Moore, apresentou a demissão na segunda-feira, após as declarações polémicas que muitos consideraram sexistas.

“Raymond Moores comunicou-me que apresentava a demissão, com efeitos imediatos. Compreendo a sua decisão”, informou, em comunicado, o proprietário do torneio Masters 1000, Larry Ellison.

O mesmo responsável recordou que, há quase 50 anos, a ex-tenista Billie Jean King lançou a sua “histórica campanha por um tratamento não discriminatório das mulheres no ténis” e que, desde então, promoveu-se um “movimento multigeracional e progressivo” para “tratar por igual mulheres e homens no desporto“.

“Billie Jean, Martina Navratilova, Venus Williams, Serena Williams, e tantas outras grandes atletas, alcançaram êxitos que conquistaram o respeito de todos”, referiu Larry Ellison.

O mesmo responsável destacou ainda que há quase uma década que Indian Wells, bem como outros dos grandes torneios mundiais de ténis, distribuem prémios monetários idênticos entre mulheres e homens.

A polémica foi desencadeada por afirmações de Raymond Moore que tenistas de ambos os sexos repudiaram.

“As jogadoras não tomam quaisquer decisões. Na minha próxima vida, quando voltar, quero ser alguém da WTA [circuito feminino], porque elas são levadas pelos homens. São sortudas. Têm mesmo muita, muita sorte”, disse Moore após a final feminina, entre a bielorrussa Viktoria Azarenka e a norte-americana Serena Williams.

O agora ex-diretor do torneio californiano acrescentou que, se fosse jogadora, colocava-se de joelhos e “agradecia a Deus pelo facto de Roger Federer e Rafael Nadal terem nascido”: “eles têm, de facto, transportado este desporto”.

O melhor tenista do mundo entre os homens, o sérvio Novak Djokovic, também alimentou a polémica. sobre a equiparação entre os prémios para homens e mulheres.

O sérvio defendeu que os atletas masculinos devem ganhar mais do que as mulheres porque “atraem mais atenção, mais espectadores e vendem mais bilhetes”.

“Aplaudo as mulheres e digo isso honestamente. Elas lutaram pelo que mereciam e conseguiram. Mas, por outro lado, a ATP [que gerencia os torneios masculinos] deveria lutar por mais porque as estatísticas mostram que temos muito mais espectadores nos jogos. Essa é uma das razões pelas quais penso que deveríamos receber mais”, ressaltou Djokovic.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …