Declarações sexistas levam à demissão de diretor do torneio de Indian Wells

Alfie Lee / VOXSPORTSdotNET

A tenista Serena Williams

A tenista Serena Williams

O diretor do torneio norte-americano de ténis de Indian Wells, Raymond Moore, apresentou a demissão na segunda-feira, após as declarações polémicas que muitos consideraram sexistas.

“Raymond Moores comunicou-me que apresentava a demissão, com efeitos imediatos. Compreendo a sua decisão”, informou, em comunicado, o proprietário do torneio Masters 1000, Larry Ellison.

O mesmo responsável recordou que, há quase 50 anos, a ex-tenista Billie Jean King lançou a sua “histórica campanha por um tratamento não discriminatório das mulheres no ténis” e que, desde então, promoveu-se um “movimento multigeracional e progressivo” para “tratar por igual mulheres e homens no desporto“.

“Billie Jean, Martina Navratilova, Venus Williams, Serena Williams, e tantas outras grandes atletas, alcançaram êxitos que conquistaram o respeito de todos”, referiu Larry Ellison.

O mesmo responsável destacou ainda que há quase uma década que Indian Wells, bem como outros dos grandes torneios mundiais de ténis, distribuem prémios monetários idênticos entre mulheres e homens.

A polémica foi desencadeada por afirmações de Raymond Moore que tenistas de ambos os sexos repudiaram.

“As jogadoras não tomam quaisquer decisões. Na minha próxima vida, quando voltar, quero ser alguém da WTA [circuito feminino], porque elas são levadas pelos homens. São sortudas. Têm mesmo muita, muita sorte”, disse Moore após a final feminina, entre a bielorrussa Viktoria Azarenka e a norte-americana Serena Williams.

O agora ex-diretor do torneio californiano acrescentou que, se fosse jogadora, colocava-se de joelhos e “agradecia a Deus pelo facto de Roger Federer e Rafael Nadal terem nascido”: “eles têm, de facto, transportado este desporto”.

O melhor tenista do mundo entre os homens, o sérvio Novak Djokovic, também alimentou a polémica. sobre a equiparação entre os prémios para homens e mulheres.

O sérvio defendeu que os atletas masculinos devem ganhar mais do que as mulheres porque “atraem mais atenção, mais espectadores e vendem mais bilhetes”.

“Aplaudo as mulheres e digo isso honestamente. Elas lutaram pelo que mereciam e conseguiram. Mas, por outro lado, a ATP [que gerencia os torneios masculinos] deveria lutar por mais porque as estatísticas mostram que temos muito mais espectadores nos jogos. Essa é uma das razões pelas quais penso que deveríamos receber mais”, ressaltou Djokovic.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …