Declarações sexistas levam à demissão de diretor do torneio de Indian Wells

Alfie Lee / VOXSPORTSdotNET

A tenista Serena Williams

A tenista Serena Williams

O diretor do torneio norte-americano de ténis de Indian Wells, Raymond Moore, apresentou a demissão na segunda-feira, após as declarações polémicas que muitos consideraram sexistas.

“Raymond Moores comunicou-me que apresentava a demissão, com efeitos imediatos. Compreendo a sua decisão”, informou, em comunicado, o proprietário do torneio Masters 1000, Larry Ellison.

O mesmo responsável recordou que, há quase 50 anos, a ex-tenista Billie Jean King lançou a sua “histórica campanha por um tratamento não discriminatório das mulheres no ténis” e que, desde então, promoveu-se um “movimento multigeracional e progressivo” para “tratar por igual mulheres e homens no desporto“.

“Billie Jean, Martina Navratilova, Venus Williams, Serena Williams, e tantas outras grandes atletas, alcançaram êxitos que conquistaram o respeito de todos”, referiu Larry Ellison.

O mesmo responsável destacou ainda que há quase uma década que Indian Wells, bem como outros dos grandes torneios mundiais de ténis, distribuem prémios monetários idênticos entre mulheres e homens.

A polémica foi desencadeada por afirmações de Raymond Moore que tenistas de ambos os sexos repudiaram.

“As jogadoras não tomam quaisquer decisões. Na minha próxima vida, quando voltar, quero ser alguém da WTA [circuito feminino], porque elas são levadas pelos homens. São sortudas. Têm mesmo muita, muita sorte”, disse Moore após a final feminina, entre a bielorrussa Viktoria Azarenka e a norte-americana Serena Williams.

O agora ex-diretor do torneio californiano acrescentou que, se fosse jogadora, colocava-se de joelhos e “agradecia a Deus pelo facto de Roger Federer e Rafael Nadal terem nascido”: “eles têm, de facto, transportado este desporto”.

O melhor tenista do mundo entre os homens, o sérvio Novak Djokovic, também alimentou a polémica. sobre a equiparação entre os prémios para homens e mulheres.

O sérvio defendeu que os atletas masculinos devem ganhar mais do que as mulheres porque “atraem mais atenção, mais espectadores e vendem mais bilhetes”.

“Aplaudo as mulheres e digo isso honestamente. Elas lutaram pelo que mereciam e conseguiram. Mas, por outro lado, a ATP [que gerencia os torneios masculinos] deveria lutar por mais porque as estatísticas mostram que temos muito mais espectadores nos jogos. Essa é uma das razões pelas quais penso que deveríamos receber mais”, ressaltou Djokovic.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa, admitindo "apertar mais um bocadinho" as medidas. O primeiro-ministro …