Durante décadas, uma companhia aérea “fantasma” fez em segredo uma rota única

Durante décadas, uma companhia aérea egípcia fez em segredo uma rota única entre o Cairo (Egito) e Tel Aviv (Israel), apesar de não ser possível reservar oficialmente um bilhete para voar entre estas duas cidade através desta empresa.

Em causa está a companhia aérea “fantasma” Air Sinai, sediada no Egito e criada em 1982, depois de o país africano e Israel chegarem a um acordo de paz.

O acordo, que só seria assinado em meados de 1979, estabeleceu relações diplomáticas, económicas e culturais entre os dois Estados e entre as suas condições estava estipulada a exigência de manutenção de rotas de aviação civil – ou seja, sempre se soube que deveria existir um voo a ligar Cairo e Tel Aviv.

Contudo, conta o portal Atlas Obscura, o tratado recolheu pouco apoio no mundo árabe.

Por isso, a principal companhia aérea do Egito, a EgyptAir, não quis voar oficialmente para Israel sob as condições determinadas e, por isso, criou a empresa “fantasma” Air Sinai para cumprir as disposições do contrato.

A Air Sinai era meramente uma companhia no papel, utilizando os aviões e a tripulação da EgyptAir para fazer a ligação aérea entre o Cairo e Tel Aviv.

Para que não não se associasse as duas companhias, as aeronaves utilizadas não possuíam os logótipos da empresa controladora e mesmo os voos não apareciam nos ecrãs dos aeroportos, levando os passageiros a pedir ajuda para encontrar o portão de embarque.

Como se fazem as reservas?

Como se fazem reservas numa empresa fantasma? De acordo com o mesmo portal, não havia um mecanismo direto para comprar bilhetes de forma direta, sendo a compra apenas possível através de agências de viagens ou por comunicação de e-mail para empresa, endereço este que também era mantido quase totalmente em segredo.

Os obstáculos no processo de reserva duraram dezenas de anos até que em 2020 foi criado um site – flyairsinai.com – com toda a programação de voos da empresa, permitindo reservar bilhetes para qualquer dia.

No site, pode ler-se que a empresa age “como agentes”, precisando-se ainda que a página em causa foi desenvolvida no Reino Unido. Mas o site não contém uma lista de contactos, nem tem sequer qualquer presença nas redes sociais.

Questionada sobre o site e marcação de voos, o pessoal da Air Sinai responsável pelo agendamento das viagens diz nada ter a ver com o portal, “apesar de terem respondido com um emoji” no e-mail citado pelo Atlas Obscura.

Na prática, sempre houve o voo estabelecido pelo contrato – só que em segredo
e sem envolver diretamente a EgyptAir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …