O debate sobre o racismo chegou à pastelaria suíça

3

Marys_fotos / Pixabay

O doce suíço Mohrenkopf

A morte do cidadão afro-americano George Floyd, em maio, reavivou o debate sobre o racismo não só nos Estados Unidos, mas no resto do mundo. Na Suíça, a discussão chegou a um famoso doce.

De acordo com o canal de televisão estatal russo RT, a cadeia de supermercados suíça Migros decidiu que vai deixar de vender Mohrenkopf (Moor’s Head), um famoso doce produzido pela empresa Dubler.

A decisão foi anunciada depois de um utilizador do Twitter ter pedido à empresa que retirasse o produto das suas lojas e de ter chamado a atenção para o facto de este ter uma conotação “extremamente racista” e não corresponder ao “politicamente correto”.

Entretanto, o tweet em questão e a conta por detrás dele foram apagados, mas certo é que recebeu muitas reações por parte de outros utilizadores. Houve quem se tenha indignado com o nome do doce – até porque esta já é uma discussão antiga –, e quem tenha defendido que isto não tem nada a ver com discriminação racial.

Mohrenkopf (Moor’s Head) é uma palavra que faz referência aos naturais do noroeste de África ou do Magreb, explica o RT, acrescentando que, em 2017, foi realizada uma petição contra o chamado “doce racista” e que apelava à Dubler para que mudasse este nome.

A Migros explicou que o atual debate sobre o racismo, desencadeado pela morte do afro-americano George Floyd, levou a empresa a reavaliar a situação, estando consciente de que a retirada do produto também vai suscitar polémica. O stock restante do doce vai ser entregue aos funcionários de forma gratuita.

De acordo com o canal televisivo, as cadeias de supermercados Spar e Volg também estão a considerar retirar o produto das suas lojas, e a Manor já o retirou mesmo das suas prateleiras.

Por sua vez, o dono da fabricante do doce, Robert Dubler, não concordou com a decisão da Migros e afirmou que “quem não gosta do nome, não tem de o comer“.

ZAP //

3 Comments

  1. No meu ver, se é tudo por causa do nome, mudem o nome. «Doce Suiço»!! Pronto!!! Viram como é fácil.
    Há cada mentalidade!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.