Cientistas já sabem de onde vieram as pedras de Stonehenge

Afinal, de onde vieram as imponentes rochas do famoso Stonehenge? Um novo estudo científico dá-nos a resposta a esta pergunta.

De acordo com o site Science Alert, um novo estudo descobriu que a maioria das pedras gigantes de Stonehenge – conhecidas como sarsens – parece compartilhar uma origem comum a 25 quilómetros de West Woods.

A descoberta publicada, a 29 de julho, na revista científica Science Advances reforça a teoria de que os megálitos foram levados para Stonehenge na mesma altura, por volta de 2500 A.C., a segunda fase da construção do monumento, o que, por sua vez, pode ser um sinal de que os seus construtores eram de uma sociedade altamente organizada.

Em declarações à agência France-PresseDavid Nash, autor do estudo e professor de geografia física na Universidade de Brighton, explicou que a equipa teve de desenvolver uma nova técnica para analisar os sarsens, que medem até nove metros de altura e pesam até 30 toneladas.

Em primeiro lugar, os investigadores usaram um raio-X portátil para analisar a composição química das rochas, que são compostas 99% por sílica, mas contêm vestígios de outros elementos.

De seguida, examinaram duas amostras principais de uma das pedras que foram obtidas durante os trabalhos de restauração em 1958, mas que desapareceram até ressurgir em 2018 e 2019, respetivamente.

A equipa realizou uma análise mais sofisticada destas amostras, utilizando um dispositivo de espectrometria de massa, que deteta com maior precisão uma maior variedade de elementos. O resultado obtido foi, então, comparado com os 20 possíveis locais de origem destas rochas sedimentares, sendo que West Woods é o que mais se aproxima.

“Deve ter sido um esforço enorme naquele momento. Stonehenge é como uma convergência de materiais trazidos de vários lugares. Acho que estamos a olhar para aquilo que seria uma sociedade muito organizada”, afirma Nash.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este estudo apenas revela uma possibilidade de que zona possam ter sido extraídas as pedras. Nada mais. Citando: “O resultado obtido foi, então, comparado com os 20 possíveis locais de origem destas rochas sedimentares, sendo que West Woods é o que mais se aproxima.”

RESPONDER

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …