Cientistas já sabem de onde vieram as pedras de Stonehenge

Afinal, de onde vieram as imponentes rochas do famoso Stonehenge? Um novo estudo científico dá-nos a resposta a esta pergunta.

De acordo com o site Science Alert, um novo estudo descobriu que a maioria das pedras gigantes de Stonehenge – conhecidas como sarsens – parece compartilhar uma origem comum a 25 quilómetros de West Woods.

A descoberta publicada, a 29 de julho, na revista científica Science Advances reforça a teoria de que os megálitos foram levados para Stonehenge na mesma altura, por volta de 2500 A.C., a segunda fase da construção do monumento, o que, por sua vez, pode ser um sinal de que os seus construtores eram de uma sociedade altamente organizada.

Em declarações à agência France-PresseDavid Nash, autor do estudo e professor de geografia física na Universidade de Brighton, explicou que a equipa teve de desenvolver uma nova técnica para analisar os sarsens, que medem até nove metros de altura e pesam até 30 toneladas.

Em primeiro lugar, os investigadores usaram um raio-X portátil para analisar a composição química das rochas, que são compostas 99% por sílica, mas contêm vestígios de outros elementos.

De seguida, examinaram duas amostras principais de uma das pedras que foram obtidas durante os trabalhos de restauração em 1958, mas que desapareceram até ressurgir em 2018 e 2019, respetivamente.

A equipa realizou uma análise mais sofisticada destas amostras, utilizando um dispositivo de espectrometria de massa, que deteta com maior precisão uma maior variedade de elementos. O resultado obtido foi, então, comparado com os 20 possíveis locais de origem destas rochas sedimentares, sendo que West Woods é o que mais se aproxima.

“Deve ter sido um esforço enorme naquele momento. Stonehenge é como uma convergência de materiais trazidos de vários lugares. Acho que estamos a olhar para aquilo que seria uma sociedade muito organizada”, afirma Nash.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este estudo apenas revela uma possibilidade de que zona possam ter sido extraídas as pedras. Nada mais. Citando: “O resultado obtido foi, então, comparado com os 20 possíveis locais de origem destas rochas sedimentares, sendo que West Woods é o que mais se aproxima.”

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …