De novo com 10, Benfica elimina FC Porto e chega à 6ª final da Taça da Liga

Futebol 365

-

O Benfica assegurou este domingo a presença na final da Taça da Liga de futebol, que irá disputar com o Rio Ave, ao vencer na visita ao FC Porto, ao desempatar nas grandes penalidades (4-3) o “nulo” no tempo regulamentar.

O FC Porto apenas de tem de se queixar de si próprio por não marcar presença na final de Leiria, a 07 de maio, dado que dispôs de uma mão cheia de oportunidades de golo, a maior parte das quais desperdiçadas por Jackson Martinez, frente a um Benfica reduzido a 10 desde os 31 minutos.

O “clássico” começou com um minuto de silêncio em homenagem ao ex-adjunto portista e da seleção portuguesa Hernâni Gonçalves, que morreu na sexta-feira, e com a exibição da frase “O FC Porto é um estado de alma” da autoria do desaparecido “Professor Bitaites”.

O FC Porto apresentou-se na máxima força, dado o regresso de Fernando e Quaresma ao “onze”, tendo como referência a vitória com o Rio Ave (3-0), enquanto o Benfica, comparativamente ao triunfo frente à Juventus (2-1), surgiu com seis alterações.

A escassos dias de se deslocar ao recinto dos italianos, para a segunda mão das meias-finais da Liga Europa, Jorge Jesus entrou em poupanças frente ao FC Porto e deixou no banco Maxi Pereira, Garay, Enzo Perez e Markovic.

O FC Porto, após travar o ímpeto inicial dos “encarnados”, cedo assumiu o controlo do jogo e dispôs de três lances de perigo junto à baliza de Oblak, que podiam ter dado em golo.

Jackson Martinez, aos nove minutos, com um cabeceamento por cima da baliza de Oblak, e Varela, aos 14, com um remate em desequilíbrio, na sequência de cruzamentos de Herrera, foram os primeiros a deixar de sobreaviso a equipa do Benfica.

O FC Porto esteve perto de marcar por Jackson Martinez, aos 20 minutos, com um desvio por cima da baliza de Oblak, na sequência de um centro de Herrera após um roubo de bola a Steven Vitória, um dos cinco portugueses no “onze” inicial do Benfica.

O avançado colombiano dos “dragões”, aos 25 minutos, não conseguiu ultrapassar a “mancha” de Oblak, o belga Defour, aos 27, atirou ao lado após mais uma boa jogada do mexicano Herrera antes de, aos 31, o Benfica ficar reduzido a 10 por expulsão de Steven Vitória, por derrube a Jackson.

Tal como no último “clássico”, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal – que os “encarnados” venceram por 3-1 afastando o FC Porto -, o Benfica ficou em desvantagem numérica no relvado.

Óscar Cardozo, aos 36 minutos, cobrou um livre muito por cima da baliza defendida por Fabiano e escassos minutos volvidos, uma vez mais Jackson Martinez, depois de ultrapassar a defesa do Benfica, voltou a desperdiçar um golo quase certo.

O frenesim de oportunidades abrandou no início da segunda parte em que só aos 58 minutos a bola rondou com perigo a baliza de Oblak, que correspondeu com segurança a um remate de Varela.

Jackson, aos 65 e 67 minutos, voltou a procurar o golo, de cabeça, mas o melhor marcador da I Liga voltou a errar a baliza do Benfica, para desespero dos adeptos portistas.

Com o encontro a entrar nos minutos finais do tempo regulamentar, o Benfica começou a pensar decidir a eliminatória nas grandes penalidades, mas mesmo assim dispôs aos 84 minutos de uma situação de perigo por Ivan Cavaleiro, resolvida por Maicon.

Já no período de descontos, o FC Porto criou ainda uma nova situação de perigo para a baliza “encarnada”, resolvida por Oblak com um arrojado “mergulho” a roubar a bola aos pés de Ghilas.

No desempate através da marcação de grandes penalidades, levou a melhor o Benfica, que marcou por Siqueira, Jardel, Enzo Perez e Ivan Cavaleiro. Pelo FC Porto marcaram Quintero, Ghilas e Varela.

MR, Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …