David Cameron propõe discussão da expulsão da Rússia do G8

bisgovuk / Flickr

O primeiro-ministro britânico David Cameron

O primeiro-ministro britânico David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou hoje que os países do G7 devem discutir “a exclusão permanente da Rússia” do G8 no caso de serem tomadas mais ações que desestabilizem a Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convocou uma cimeira do G7 para segunda-feira, à margem da cimeira sobre segurança nuclear que se realiza em Haia, para discutir a escalada provocada pela anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia.

“Penso que é importante agirmos em concertação com os nossos aliados e parceiros e penso que devemos discutir sobre se excluímos ou não a Rússia de forma permanente do G8 se forem tomadas outras medidas”, disse Cameron no parlamento.

“É essa reunião que vamos ter na segunda-feira e é essa a forma correta de proceder”, acrescentou.

Cameron respondia a uma pergunta do líder da oposição britânica, o trabalhista Ed Miliband, durante a sessão semanal de perguntas ao governo na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento).

O primeiro-ministro britânico afirmou também que qualquer avanço da Rússia no leste da Ucrânia deve ter como consequência sanções económicas e diplomáticas “o mais duras possível“.

David Cameron referiu que o Reino Unido foi um dos primeiros países a suspender o processo de preparação da cimeira do G8 marcada para junho em Sochi, na Rússia.

O G8 é constituído pela Rússia e pelos membros do G7 — Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

A Rússia anexou na terça-feira a república autónoma ucraniana da Crimeia, de maioria russa, na sequência das tensões com a Ucrânia após a destituição em fevereiro do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado pró-russo, e a formação de um governo apoiado pela União Europeia e os Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

"Epidemia das raspadinhas" preocupa Portugal. Há quem gaste 500 euros por dia

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …