David Attenborough quer encontrar o Abominável Homem das Neves

taylorherringpr / Flickr

O premiado naturalista diz existirem “alguns indícios” da existência do Yeti

O britânico David Attenborough, voz dos documentários da BBC e estudioso na área da história e ciências naturais, afirmou querer encontrar o mítico Yeti, também conhecido por Abominável Homem das Neves, e que acredita existirem “algumas provas da sua existência”.

Desde o século XIX, o Ocidente fantasia sobre o Yeti, uma espécie de macaco de enormes proporções, que vagueia pelo Tibete e Nepal. No entanto, e apesar de diversas expedições alegarem terem encontrado provas da sua existência, a mítica figura nunca apareceu. Assim, tem vindo a tornar-se uma lenda urbana, grande e peluda.

De vez em quando, porém, um cientista reconhecido subscreve a tese de que a besta mitológica anda por aí.

Em 2008, uma equipa de exploradores japoneses, liderado por Yoshiteru Takahashi, garantiu ter encontrado passos do Abominável Homem das Neves. Como bom japonês, tirou fotos e distribuiu-as: tratava-se da impressão de uma enorme planta do pé sobre gelo.

O naturalista de 88 anos, David Attenborough, é o cientista que se segue na busca pelo Yeti. Por ocasião da apresentação da sua nova série de documentários, o britânico disse querer encontrar a lenda.

O irmão mais novo do cineasta Richard Attenborough, que morreu há duas semanas, afirmou não acreditar necessariamente no Yeti, mas afirma “existirem evidências difíceis de refutar”. Citado pelo jornal espanhol ABC, acrescenta: “Nos anos 20 foram encontrados, numa farmácia na China, dentes incríveis, com um assombroso molar, seis vezes maiores que os nossos. Trata-se, obviamente dos dentes de um macaco gigante”.

O veterano das ciências naturais acrescenta ainda que o Abominável Homem das Neves “não é a única criatura mítica que quer encontrar“.

Em 60 anos de carreira, o cientista britânico andou a viajar pelo mundo, e descobriu algumas espécies nunca antes vistas, o que lhe elevou o seu estatuto e lhe trouxe reconhecimento na área. Porém, as suas descobertas são um pouco menores que o Yeti, como é o caso da aranha Prethopalpus Attenboroughi e um fóssil de gafanhoto denominado Attenboroughi Materpiscis.

David Attenborough é o único inglês, até à data, distinguido com o prémio cinematográfico Bafta, acumulando um total de cerca de oito prémios pela realização de documentários.

Attenborough diz-se um defensor das teorias de Darwin e agnóstico. Excepto no que ao Yeti diz respeito, claro.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.