David Attenborough quer encontrar o Abominável Homem das Neves

taylorherringpr / Flickr

O premiado naturalista diz existirem “alguns indícios” da existência do Yeti

O britânico David Attenborough, voz dos documentários da BBC e estudioso na área da história e ciências naturais, afirmou querer encontrar o mítico Yeti, também conhecido por Abominável Homem das Neves, e que acredita existirem “algumas provas da sua existência”.

Desde o século XIX, o Ocidente fantasia sobre o Yeti, uma espécie de macaco de enormes proporções, que vagueia pelo Tibete e Nepal. No entanto, e apesar de diversas expedições alegarem terem encontrado provas da sua existência, a mítica figura nunca apareceu. Assim, tem vindo a tornar-se uma lenda urbana, grande e peluda.

De vez em quando, porém, um cientista reconhecido subscreve a tese de que a besta mitológica anda por aí.

Em 2008, uma equipa de exploradores japoneses, liderado por Yoshiteru Takahashi, garantiu ter encontrado passos do Abominável Homem das Neves. Como bom japonês, tirou fotos e distribuiu-as: tratava-se da impressão de uma enorme planta do pé sobre gelo.

O naturalista de 88 anos, David Attenborough, é o cientista que se segue na busca pelo Yeti. Por ocasião da apresentação da sua nova série de documentários, o britânico disse querer encontrar a lenda.

O irmão mais novo do cineasta Richard Attenborough, que morreu há duas semanas, afirmou não acreditar necessariamente no Yeti, mas afirma “existirem evidências difíceis de refutar”. Citado pelo jornal espanhol ABC, acrescenta: “Nos anos 20 foram encontrados, numa farmácia na China, dentes incríveis, com um assombroso molar, seis vezes maiores que os nossos. Trata-se, obviamente dos dentes de um macaco gigante”.

O veterano das ciências naturais acrescenta ainda que o Abominável Homem das Neves “não é a única criatura mítica que quer encontrar“.

Em 60 anos de carreira, o cientista britânico andou a viajar pelo mundo, e descobriu algumas espécies nunca antes vistas, o que lhe elevou o seu estatuto e lhe trouxe reconhecimento na área. Porém, as suas descobertas são um pouco menores que o Yeti, como é o caso da aranha Prethopalpus Attenboroughi e um fóssil de gafanhoto denominado Attenboroughi Materpiscis.

David Attenborough é o único inglês, até à data, distinguido com o prémio cinematográfico Bafta, acumulando um total de cerca de oito prémios pela realização de documentários.

Attenborough diz-se um defensor das teorias de Darwin e agnóstico. Excepto no que ao Yeti diz respeito, claro.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …