Darwin tinha razão. Cientistas descobrem por que alguns insetos perderam a capacidade de voar

Apesar de a maioria dos insetos conseguir voar, há várias espécies que perderam essa capacidade, nomeadamente nas ilhas subantárticas. Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a teoria de Charles Darwin estava correta.

Investigadores da Universidade Monash, na Austrália, descobriram que a teoria do biólogo Charles Darwin estava certa: o vento pode mesmo explicar por que motivo os insetos de algumas ilhas perderam a capacidade de voar. Os resultados da investigação, que comprovam a teoria de 160 anos, foram publicados na Proceedings of the Royal Society B.

Segundo o EurekAlert, nas pequenas ilhas que se localizam a meio caminho entre a Antártida e a Austrália, quase todos os insetos perderam as asas. Há 160 anos, Charles Darwin apresentou uma teoria e os cientistas quiseram testá-la.

“Ele e o famoso botânico Joseph Hooker tiveram uma discussão substancial sobre o motivo. A posição de Darwin era enganosamente simples. Se o inseto voar, será lançado no mar. Os que ficaram em terra para produzir a próxima geração são os mais relutantes em voar e, eventualmente, a evolução faz o resto. Voilà”, comentou, em comunicado, Rachel Leihy, principal autora do estudo.

A comunidade científica esteve convencida, durante vários anos, de que Darwin estava errado. No entanto, quase todos os estudos sobre o tema ignoraram as ilhas subantárticas, um dos lugares com mais vento da Terra.

Agora, esta equipa usou um grande conjunto de dados sobre os insetos destas ilhas e examinou todas as teorias propostas para explicar a perda da capacidade de voo dos insetos. Só a teoria de Darwin explica a extensão da perda de voo em insetos subantárticos, embora de uma forma ligeiramente variada.

Como as condições de vento tornam o voo mais difícil e energicamente mais exigente, os insetos pararam de investir no voo – e, consequentemente, nas asas e músculos das asas -, redirecionando os recursos para a reprodução.

Nestas ilhas, as moscas andam e as traças rastejam. “É notável que, 160 anos depois, as ideias de Darwin continuem a trazer insights para a ecologia”, rematou Rachel Leihy.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …