/

Dark Watchers. O mistério das estranhas figuras vistas há séculos no topo das montanhas da Califórnia

3

Durante centenas de anos, as pessoas olharam para os picos nebulosos das montanhas Santa Lucia, na Califórnia, ao pôr do sol e viam misteriosas figuras altas e encapuzadas, a olhar para trás. Em poucos instantes, as silhuetas desapareciam.

De acordo com o SFGate, estas aparições são conhecidas como “Dark Watchers” – homens sombrios, às vezes com três metros de altura, que usam chapéus e capas sinistras. Aparecem principalmente à tarde e os visitantes da Califórnia já os veem no topo das montanhas há mais de 300 anos.

“Quando os espanhóis chegaram, em 1700, começaram a chamar às aparições “Los Vigilantes Oscuros [“Os Observadores das Trevas”]”, escreveu Katie Dowd. “E quando os colonos anglo-americanos começaram a reivindicar direitos na região, também sentiram que estavam a ser observados das montanhas.”

Uma das pessoas mais conhecidas que sentiu a presença dos Dark Watchers foi o escritor americano John Steinbeck, conta o LiveScience. No seu conto “Flight”, de 1938, um personagem vê uma figura negra a olhar para ele de um cume próximo, “mas desviou o olhar rapidamente, pois era um dos observadores sombrios”, escreveu Steinbeck. “Ninguém sabia quem eram os vigias, nem onde viviam, mas era melhor ignorá-los e nunca mostrar interesse por eles.”

Uma teoria, segundo Dowd, é que os Dark Watchers são apenas invenções da mente em busca de padrões. Noutras palavras, é um caso clássico de pareidolia – um fenómeno psicológico em que o cérebro encontra padrões ou significado numa imagem vaga ou aleatória.

As sombras comuns no topo das colinas de Santa Lucia podem ser interpretadas pelo cérebro como figuras altas e encapuzadas.

Estas aparições tendem a surgir no final da tarde, quando sombras compridas enfeitam as colinas. Este efeito de busca de padrões pode ser amplificado pela presença de neblina ou nuvens mais baixas. As sombras lançadas contra as nuvens são responsáveis por outra ilusão infame, conhecida como o espectro de Brocken.

Brocken Inaglory / Wikimedia

Espectro de Brocken

“Durante séculos, moradores alemães próximos das montanhas Harz relataram ter visto figuras sombrias no pico de Brocken”, escreveu Dowd. “Na realidade, o espectro de Brocken acontece quando sombras – como as de um caminhante – são lançadas em picos de montanha particularmente enevoados. Se o Sol estiver atrás do observador, a névoa brinca com a sombra, fazendo-a parecer enorme e ameaçadora.

As figuras espectrais são geralmente cercadas por um halo com a cor do arco-íris, produzido pela refração da luz solar em gotículas de água no nevoeiro ou nuvens, de acordo com um artigo publicado em 2015 na BBC.

Embora seja comum nas montanhas Harz, onde a neblina frequentemente surge em baixas altitudes, é possível ver este efeito em qualquer encosta enevoada com o Sol nas costas e as nuvens embaixo.

Assim, é possível que os caminhantes nas montanhas de Santa Lucia estejam apenas a ver as suas próprias sombras.

Maria Campos, ZAP //

3 Comments

  1. Se é essa primeira figura que está na foto para mim, é a do Porto Sandeman que anda certamente por lá tentando virar os gostos dos americanos mudando do whisky para o Porto, eles que sigam o conselho!

  2. Eheheheh, perdi a oportunidade de ser o primeiro a comentar nesses termos. Obviamente que já na altura, a Sandeman tinha uma campanha de markting bem montada 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.