Dark Watchers. O mistério das estranhas figuras vistas há séculos no topo das montanhas da Califórnia

Durante centenas de anos, as pessoas olharam para os picos nebulosos das montanhas Santa Lucia, na Califórnia, ao pôr do sol e viam misteriosas figuras altas e encapuzadas, a olhar para trás. Em poucos instantes, as silhuetas desapareciam.

De acordo com o SFGate, estas aparições são conhecidas como “Dark Watchers” – homens sombrios, às vezes com três metros de altura, que usam chapéus e capas sinistras. Aparecem principalmente à tarde e os visitantes da Califórnia já os veem no topo das montanhas há mais de 300 anos.

“Quando os espanhóis chegaram, em 1700, começaram a chamar às aparições “Los Vigilantes Oscuros [“Os Observadores das Trevas”]”, escreveu Katie Dowd. “E quando os colonos anglo-americanos começaram a reivindicar direitos na região, também sentiram que estavam a ser observados das montanhas.”



Uma das pessoas mais conhecidas que sentiu a presença dos Dark Watchers foi o escritor americano John Steinbeck, conta o LiveScience. No seu conto “Flight”, de 1938, um personagem vê uma figura negra a olhar para ele de um cume próximo, “mas desviou o olhar rapidamente, pois era um dos observadores sombrios”, escreveu Steinbeck. “Ninguém sabia quem eram os vigias, nem onde viviam, mas era melhor ignorá-los e nunca mostrar interesse por eles.”

Uma teoria, segundo Dowd, é que os Dark Watchers são apenas invenções da mente em busca de padrões. Noutras palavras, é um caso clássico de pareidolia – um fenómeno psicológico em que o cérebro encontra padrões ou significado numa imagem vaga ou aleatória.

As sombras comuns no topo das colinas de Santa Lucia podem ser interpretadas pelo cérebro como figuras altas e encapuzadas.

Estas aparições tendem a surgir no final da tarde, quando sombras compridas enfeitam as colinas. Este efeito de busca de padrões pode ser amplificado pela presença de neblina ou nuvens mais baixas. As sombras lançadas contra as nuvens são responsáveis por outra ilusão infame, conhecida como o espectro de Brocken.

Brocken Inaglory / Wikimedia

Espectro de Brocken

“Durante séculos, moradores alemães próximos das montanhas Harz relataram ter visto figuras sombrias no pico de Brocken”, escreveu Dowd. “Na realidade, o espectro de Brocken acontece quando sombras – como as de um caminhante – são lançadas em picos de montanha particularmente enevoados. Se o Sol estiver atrás do observador, a névoa brinca com a sombra, fazendo-a parecer enorme e ameaçadora.

As figuras espectrais são geralmente cercadas por um halo com a cor do arco-íris, produzido pela refração da luz solar em gotículas de água no nevoeiro ou nuvens, de acordo com um artigo publicado em 2015 na BBC.

Embora seja comum nas montanhas Harz, onde a neblina frequentemente surge em baixas altitudes, é possível ver este efeito em qualquer encosta enevoada com o Sol nas costas e as nuvens embaixo.

Assim, é possível que os caminhantes nas montanhas de Santa Lucia estejam apenas a ver as suas próprias sombras.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se é essa primeira figura que está na foto para mim, é a do Porto Sandeman que anda certamente por lá tentando virar os gostos dos americanos mudando do whisky para o Porto, eles que sigam o conselho!

  2. Eheheheh, perdi a oportunidade de ser o primeiro a comentar nesses termos. Obviamente que já na altura, a Sandeman tinha uma campanha de markting bem montada 😉

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …