Humorista brasileiro Danilo Gentili condenado a seis meses de prisão por ofender deputada

BemLoira BemDevassa / Flickr

O humorista brasileiro Danilo Gentili

O humorista brasileiro Danilo Gentili, de 39 anos, foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão por ter publicado um vídeo nas redes sociais, em 2016, em que ofende a deputada brasileira Maria do Rosário.

Segundo avançou o Público na segunda-feira, a juíza que conduziu o caso considerou que o vídeo continha “conteúdo altamente ofensivo e reprovável, deixando muito clara a sua intenção de ofender”, tendo o humorista sido condenado pelo crime de injúria.

O apresentador do programa The Noite com Danilo Gentili permanecerá em liberdade enquanto recorre da sentença. Em causa estão declarações do humorista feitas em 2016. Nesse ano, publicou vários ‘tweets’ em que, entre várias outras afirmações, criticava a deputada Maria do Rosário, chamando-lhe “falsa”, “cínica” e “nojenta”.

Danilo Gentili fez ainda referência ao episódio em que Jair Bolsonaro — à época deputado federal — afirmou que a deputada “não merecia ser violada” porque era “muito feia” e não fazia o seu “tipo de mulher”.​

Depois das publicações, o humorista recebeu uma notificação judicial onde lhe era pedido que as apagasse. O apresentador usou a notificação para voltar a fazer humor com o tema. No vídeo, disponível abaixo, abriu a carta com a notificação, rasgou-a e colocou os pedaços dentro das calças. Voltou a tirá-los e colocou-os num envelope para reenviar à deputada.

Agora, a justiça brasileira considerou que o vídeo ofendeu a “a dignidade ou o decoro” da deputada federal Maria do Rosário e condenou-o.

Para a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, a condenação do humorista constitui uma ameaça à liberdade de expressão. Maria Laura Canineu, representante do organismo no Brasil, afirmou que “ninguém deveria ser preso por dizer algo ofensivo, independentemente de quão repugnantes sejam as suas declarações e atitudes”, referiu o Público.

Numa entrevista partilhada esta segunda-feira, que pode ser vista abaixo, o humorista queixou-se de estar a ser criticado por “quem defenda a liberdade de expressão” e agora “está a festejar a prisão de um comediante”.

Por sua vez, a deputada Maria do Rosário recusa que se trate de um ato de censura. “O meu objetivo não era a censura. Era [lutar] contra os ataques de ódio, contra a violência. O humor não deve ser censurado, nem é. O Jô Soares, Chico Anísio e outros humoristas fazem essas coisas? Atacam as pessoas? Não. Eles fazem humor, um humor que pode até ser discutido, mas não agride”, argumentou, em declarações ao portal UOL.

Danilo Gentili conta com o apoio do Presidente brasileiro, também ele já condenado a pagar dez mil reais (2300 euros) de indemnização a Maria do Rosário por danos morais. Na última semana, Jair Bolsonaro recorreu ao Twitter para declarar o seu apoio ao humorista.

“Me solidarizo com o apresentador e comediante ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros”, escreveu.

Em fevereiro, as acções judiciais contra o Presidente brasileiro foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal ao abrigo da imunidade que o cargo lhe confere até ao final do mandato. A Constituição brasileira estabelece que “o Presidente da República, na vigência do seu mandato, não pode ser responsabilizado por actos estranhos ao exercício das suas funções”, lê-se ainda no artigo do jornal diário.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …