“Felicidade de um brasileiro negro na Europa incomoda” (e as danças de Vini Júnior ainda mais)

Juanjo Martin / EPA

O futebolista brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, está a receber uma onda de apoio depois de ter sido alvo de um comentário racista num programa de televisão em Espanha. Tudo por causa da forma como celebra os seus golos a dançar.

“Baila Vini Jr”. Esta é a frase de apoio que está a ser espalhada pela rede social Twitter depois dos comentários racistas feitos num programa televisivo espanhol contra o internacional brasileiro Vinícius Júnior.

Em causa estão as palavras do empresário espanhol Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Agentes de Futebolistas, durante a sua participação no programa “El Chiringuito”.

“Se quer dançar samba que vá para um sambódromo no Brasil“, apontou Bravo a propósito da forma como Vinícius Júnior celebra os seus golos. “Em Espanha, é preciso respeitar os rivais e parar de fazer de macaco“, disse ainda o empresário.

Estas palavras motivaram diversas críticas e uma onda de apoio ao jogador de 22 anos.

Bravo já veio pedir desculpas no Twitter, explicando que usou a expressão “hacer el mono” (ou fazer de macaco) de forma “metafórica” para significar “fazer tonteiras”. “Como a minha intenção não foi ofender ninguém, peço sinceramente perdão”, escreveu ainda.

“No próximo golo bailamos”, promete Neymar

Entretanto, o Real Madrid já veio apoiar o seu jogador, enaltecendo a “alegria, respeito e fair-play” de Vinícius Júnior, condenando os “comentários infelizes” e prometendo agir judicialmente contra esta atitude racista.

Também a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) defendeu o avançado, o mesmo se passando com o Flamengo, o seu antigo clube.

Contudo, o apoio vem até de rivais do Flamengo como o Vasco da Gama. “A beleza do futebol está na sua alegria e não há espaço em nossa sociedade e no esporte para a xenofobia e o racismo”, destaca este último clube.

“O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa”, veio dizer Pelé, frisando que o racismo não nos deve impedir de “continuar sorrindo”. “E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes”, concluiu numa publicação no Twitter.

“Dribla, dança e sê tu mesmo. Feliz da forma que és… Vai para cima, miúdo. No próximo golo bailamos“, salientou, por seu turno, Neymar, demonstrando apoio ao colega de Selecção.

“Só eu acordei querendo que o Vini Jr faça golo amanhã?”, escreve Neymar noutra publicação no Twitter.

“Felicidade de um negro brasileiro vitorioso incomoda”

O próprio Vinícius Júnior veio pronunciar-se sobre o episódio, sublinhando que a sua “vontade de vencer”, o seu “sorriso” e o seu “brilho nos olhos são muito maiores do que isso”.

“Dizem que a felicidade incomoda. Mas a felicidade de um negro brasileiro vitorioso na Europa incomoda muito mais”, sustenta ainda Vinícius Júnior, lembrando que a “xenofobia” e o “racismo” contra si não começaram só agora.

“Há semanas começaram a criminalizar as minhas danças. Danças que não são minhas. São do Ronaldinho, do Neymar, do Paquetá, do Pogba, do Griezmann e do João Félix. Dos funkeiros e sambistas brasileiros, dos cantores latinos do reggaeton e dos pretos americanos. São danças para celebrar a diversidade cultural do mundo. Aceitem, respeitem… ou surtem. Eu não vou parar”, prometeu ainda o avançado.

Num vídeo divulgado nas suas redes sociais, Vini Júnior também sublinhou que prefere responder às críticas com “trabalho, e muito, dentro e fora do campo”.

Vinicíus Júnior ainda notou que desenvolveu uma aplicação para apoiar jovens carenciados e que está a criar uma escola com o seu nome, garantindo que vai fazer “muito mais pela educação”. “Quero que as próximas gerações estejam preparadas como eu estou para combater racistas e xenófobos”, reforçou.

“Tento sempre ser um exemplo enquanto profissional e cidadão. Mas isso não dá cliques e os cobardes inventam algum problema para me atacarem. E o roteiro termina sempre com um pedido de desculpas ou um ‘fui mal interpretado'”, sustentou ainda o avançado.

A terminar, Vinicíus Júnior promete que não vai “parar de bailar, seja no sambódromo, no Bernabéu ou onde eu quiser”. “Com carinho e sorrisos de quem é muito feliz”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.