Daesh financiado com abonos de família e subsídios de desemprego do Estado francês

Vários terroristas franceses do Daesh continuaram a receber subsídios de desemprego e prestações familiares pagas pelo Estado francês, enquanto combatiam na Síria. Estão em causa verbas superiores a 2 milhões de euros que serviram para financiar o grupo terrorista.

A descoberta foi feita pelo grupo de investigadores que as autoridades francesas destacaram para desvendar as linhas de financiamento do auto-denominado Estado Islâmico.

De acordo com dados divulgados pelo jornal Le Figaro, 20% dos combatentes franceses identificados na Síria continuaram a receber subsídios da Segurança Social francesa. Estão em causa prestações de abono de família e subsídios de desemprego que eram levantados por pessoas próximas desses jihadistas, nomeadamente familiares, e depois enviados para a Síria.

“Munidos dos seus cartões com fotos, familiares recebiam os fundos do Centro de Emprego ou do Fundo de Abono Familiar antes de os enviarem, por mandato, em direcção às zonas de combate via Turquia, nomeadamente”, explica um dos agentes envolvidos na investigação ao jornal Le Figaro.

Só em 2016, foram descobertas 420 transferências fraudulentas, envolvendo valores de mais de 2 milhões de euros, refere o diário. Em 2012 e em 2017, terão sido enviados para a Síria 500 mil euros.

As autoridades já identificaram 190 pessoas em França, que serão responsáveis por essas transferências fraudulentas, refere o Le Figaro.

O jornal acrescenta que uma investigação internacional, contando com elementos franceses do gabinete responsável pela grande criminalidade financeira e da unidade anti-terrorista, e também com agentes da Europol, levou à detecção de 210 colectores do dinheiro enviado para os jihadistas, de nacionalidades turca e libanesa.

O esquema terá sido usado por elementos do Daesh em vários países da Europa, pelo que esses Estados acabaram por financiar indirectamente o grupo terrorista.

Em França, para evitar que se repita o mesmo, agora, a polícia comunica habitualmente à Segurança Social os nomes dos beneficiários que deixaram o país.

SV, ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Tudo restos que vão perdurar no tempo, das benesses do grande Miterrand…
    Foi um bodo aos pobres… Famílias com uma dúzia de filhos e a mãe em casa suponho que ainda a receber também,para tratar dos futuros “combatentes”… Que erro meu Deus!
    Nem tudo foi mau. Pelo menos o título mundial de futebol em 98,( com alguns desses acolhidos),já não escapa.

    • Não esquecer q a lei deles permite q cada um tenha até 4 mulheres e sei q em França existe disso, n digo q sejam todos. Mas para cada mulher q tiverem o Estado francês dá-lhe uma casa para viverem com os filhos e eles ora dormem numa casa, ora dormem noutra. Os filhos têm os abonos e há subsídios para a família toda, chegando a receber cada uma cerca de 4 mil € por mês no total.

  2. Parem de dar dinheiro a quem não quer trabalhar mas sim vadiar e muito pior. Este tipo de gente não deve não pode ser alimentada por quem trabalha e ainda lhes causa morte e sofrimento… esta Europa tem de MUDAR URGENTEMENTE

  3. E cá? Há controlo na Segurança Social?
    Ou também estamos a financiar por exemplo alguns grupos terroristas africanos?
    Eu cada vez vejo mais africanos novos e velhos com 1 muleta e muitas vezes reparo que aquilo é só um adereço, porque andam normalmente com a muleta na outra mão. se estiverem numa fila para qualquer coisa a muleta funciona numa de ter prioridade sobre todos.

    • então nós tivemos um aí, penso que em aveiro, a mamar na segurança social antes de ir rebentar com qualquer coisa com uns amigos em frança…

  4. É o politicamente correcto !
    Por toda a Europa, a esquerda continua a ajudar os terroristas do Daesh.
    Em Portugal os refugiados islâmicos continuam a ter condições (subsídios, escola para os filhos, casa e emprego) que não são dadas aos portugueses mais pobres. Se algum for radicalizado, estaremos também a financiar o terrorismo.
    Veremos se Macron desfaz toda a porcaria que François Hollande fez e se os europeus começam a perceber o que está a acontecer nos seus países

  5. Afinal a segurança social lá para os lados de França também faz porcaria da grossa, para não dizer que faz mrda! E eu a pensar que era só a segurança social de Portugal é que era uma grande treta!…Afinal, enganei-me!

  6. Pois disto nada me admira tendo em consideração o estado de subserviência que os governos franceses têm demonstrado perante a comunidade árabe enquanto para o bom cidadão começa a faltar alguns direitos, até quando a sociedade francesa admite esta asfixia é que eu pergunto.

  7. acho que deviam publicar listas com todos os dados dessa canalha de frança e toda a europa para que todos saibamos quem são e talvez assim eles desaparecessem de vez da europa.

  8. Estas “democracias” ocidentais estão mesmo a pedir uma ditadura que ponha isto nos eixos. Depois queixam-se de hitleres e de quejandos. Com estas idiotices elas fazem tudo para que esses personagens apareçam em cena.

RESPONDER

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …