“Dádiva geológica”: Reservatório de água gigantesco descoberto nos EUA

Wirestock / Depositphotos

Cascade Mountains of Central Oregon

Um enorme reservatório de água – provavelmente, o maior aquífero do mundo daquele tipo – foi descoberto no interior das rochas vulcânicas das Cascatas do Oregon, nos EUA.

Um estudo publicado esta segunda-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) revelou a existência de um reservatório oculto de água subterrânea enterrado no interior das Cascatas do Oregon.

Os cientistas descobriram que o aquífero subterrâneo contém pelo menos 81 quilómetros cúbicos de água abaixo da superfície da cadeia montanhosa – e pode mesmo ser o maior aquífero deste género na Terra.

“Trata-se de um lago de dimensão continental armazenado nas rochas do topo das montanhas, como uma grande torre de água”, enalteceu o líder da investigação, Leif Karlstrom, da Terra da Universidade de Oregon, em comunicado.

“O facto de existirem grandes aquíferos vulcânicos semelhantes a norte do desfiladeiro de Columbia e perto do Monte Shasta (nos EUA) faz provavelmente da Cordilheira das Cascatas o maior aquífero deste tipo no mundo”, explicou.

Como explica a Live Science, a cadeia montanhosa de Cascade estende-se por cerca de 1.100 quilómetros desde o norte da Califórnia até à Colúmbia Britânica, no Canadá, e foi construída pela atividade vulcânica ao longo de milhões de anos.

No estudo, os investigadores mediram a forma como a temperatura das rochas da cadeia montanhosa varia com a profundidade. As rochas mais profundas tendem a ser mais quentes porque estão sob maior pressão e mais próximas do interior quente da Terra, mas a equipa encontrou várias áreas onde a temperatura permaneceu constante, mesmo quando a profundidade aumentou.

Isto significa que a rocha estava a ser arrefecida – fenómeno que a equipa atribui à penetração de água na rocha.

“Inicialmente, propusemo-nos compreender melhor como a paisagem de Cascade evoluiu ao longo do tempo e como a água se move através dela”, disse o coautor do estudo Gordon Grant, um hidrologista do Serviço Florestal dos EUA, no mesmo comunicado.

“Mas ao realizar esta investigação básica, descobrimos coisas importantes que interessam às pessoas: o incrível volume de água armazenado ativamente nas Cascatas e também a forma como o movimento da água e os riscos colocados pelos vulcões estão ligados entre si”, acrescentou.

“Esta região recebeu uma dádiva geológica“, afirmou Gordon Grant.

Os investigadores admitem que a água armazenada no aquífero pode potencialmente ser um recurso valioso para o consumo humano. No entanto, é necessária mais investigação sobre os impactos da seca e das alterações climáticas no reservatório para gerir corretamente a sua utilização.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.