/

Cyril Ramaphosa é o novo Presidente da África do Sul

governmentza / Flickr

Cyril Ramaphosa, o novo Presidente da África do Sul

O Parlamento sul-africano elegeu, esta quinta-feira, Cyril Ramaphosa como Presidente da África do Sul, após a demissão de Jacob Zuma, numa sessão sem a presença de dois dos principais partidos da oposição.

Cyril Ramaphosa, líder do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder desde 1994) e vice-presidente da África do Sul até quarta-feira, foi empossado pelo presidente do tribunal Constitucional sul-africano, Mogoeng Mogoeng, numa sessão extraordinária do Parlamento.

O novo Presidente da África do Sul, o quinto desde que o ANC chegou ao poder, era o único candidato à sucessão de Jacob Zuma, depois de dois partidos da oposição terem indicado que não participariam na sessão.

Zuma anunciou, esta quarta-feira, a demissão do cargo, “com efeitos imediatos”, numa declaração transmitida pela televisão estatal do país, acatando as ordens do partido.

A declaração foi feita horas depois de, numa entrevista, o então chefe de Estado ter recusado ceder à exigência do partido que, na segunda-feira, lhe tinha dado 48 horas para se demitir, e afirmado que aceitaria, contudo, a decisão do Parlamento, que tem previsto votar esta quinta-feira uma moção de censura.

Zuma enfrentava uma série de escândalos de corrupção, tendo a sua governação sido marcada pelo clima de instabilidade económica que se viveu no país.

Desde 1994 que o ANC tem obtido a maioria absoluta no Parlamento, tendo sido presidido sucessivamente por Nelson Mandela (maio de 1994 a junho de 1999), Thabo Mbeki (junho de 1999 a setembro de 2008), Kgalema Motlanthe (interino, setembro de 2008 a maio de 2009) e Jacob Zuma (maio de 2009 a fevereiro de 2018).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.