/

Presidente da África do Sul anuncia “demissão imediata”

Eric Miller, WEF / Wikimedia

O presidente sul-africano, Jacob Zuma.

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou esta quarta-feira a demissão do cargo, “com efeitos imediatos”, acatando as ordens do partido, o Congresso Nacional Africano.

Jacob Zuma, presidente da África do Sul, renunciou esta quarta-feira ao cargo numa declaração transmitida pela televisão estatal do país. O político, na presidência desde 2009, acatou o ultimato do próprio partido, o Congresso Nacional Africano (ANC).

“Decidi demitir-me do cargo de Presidente da República com efeitos imediatos, apesar de discordar da direção do meu partido”, afirmou Zuma, numa declaração transmitida pela televisão.

A declaração foi feita horas depois de, numa entrevista, Zuma ter recusado ceder à exigência do partido, que na segunda-feira lhe deu 48 horas para se demitir, e afirmado que aceitaria contudo a decisão do parlamento, que tem previsto votar esta quinta-feira uma moção de censura.

De acordo com o Público, Zuma enfrentava uma série de escândalos de corrupção, tendo a sua governação sido marcada pelo clima de instabilidade económica que se viveu no país.

A sua demissão deixa agora o caminho livre ao atual vice-presidente, Cyril Ramaphosa, que assumiu a liderança do ANC em dezembro, para subir ao cargo de Presidente, cargo no qual permanecerá até às eleições do próximo ano.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.