Curta portuguesa “Tio Tomás” continua na corrida aos Óscares. Mas “A Herdade” ficou pelo caminho

A curta metragem “Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, está na lista de filmes que continua na corrida aos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Já “A Herdade”, de Tiago Guedes, deixou de estar na lista candidata ao prémio de Melhor Filme Estrangeiro.

“Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias” é o único dos quatro filmes portugueses que estavam a concurso nas nomeações para os Óscares que conseguiu passar a primeira fase de votações na especialidade. É candidato a Melhor Curta de Animação ao lado de “Dcera”, “Hair Love”, “He Can’t Live Without Cosmos”, “Hors Piste”, “Kitbull”, “Memorable”, “Mind My Mind”, “The Physics of Sorrow” e “Sister”.

Já as curta-metragens portuguesas “Agouro”, de Vasco Sá e David Doutel, e “Don’t Feed These Animals”, de Guilherme Afonso e Miguel Madaíl de Freitas, ficaram pelo caminho.

O filme “A Herdade”, de Tiago Guedes, também deixou de estar na lista candidata a Melhor Filme Estrangeiro. Na corrida a este prémio continuam “Parasitas”, de Bong Joon-ho (Coreia do Sul), “Dor e Glória” de Pedro Almodóvar (Espanha), “Os Miseráveis de Ladj Ly” (França), “The Painted Bird”, de Václav Marhoul (República Checa), “Truth and Justice” de Tanel Toom (Estónia), “Akik maradtak – Those Who Remained”, de Barnabás Tóth (Hungria), “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov (Macedónia), “Boze Cialo – Corpus Christi”, de Jan Komasa (Polónia), “Dylda – Beanpole”, de Kantemir Balagov (Rússia) e “Atlantique” de Mati Diop (Senegal).

As nomeações dos candidatos finais aos Óscares são reveladas a 13 de Janeiro de 2020.

A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 9 de Fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.