Cursos superiores com médias mais altas vão poder aumentar vagas

Os cursos superiores que sejam procurados pelos alunos acabados de terminar o secundário com as notas mais altas poderão aumentar o número de vagas em “pelo menos 5%” já no próximo ano letivo.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia, os cursos em questão serão aqueles procurados por “candidatos com classificação média igual ou superior a 17 valores”.

A medida que também tem em conta as universidades e politécnicos de Lisboa e do Porto figura como uma recomendação dada por um grupo de trabalho nomeado pelo Governo, a quem cabe a responsabilidade de preparar as novas regras de acesso ao ensino superior e cujo documento será enviado às instituições nos próximos dias, esclarece ao mesmo jornal o presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, João Guerreiro.

Cursos como o de Engenharia Física Tecnológica, Engenharia Aeroespacial e Matemática Aplicada e Computação (do Instituto Superior Técnico e Universidade de Lisboa) ou Engenharia e Gestão Industrial e Bioengenharia (na Universidade do Porto) poderão aumentar as respetivas vagas já no próximo ano letivo, se o Governo acatar a recomendação do grupo de trabalho.

A ideia do grupo de trabalho nomeado pelo Governo foi “não desaproveitar a capacidade instalada” em áreas que têm muita procura e um potencial estratégico para o país. Esta chamada de atenção já tinha sido feita pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, que tinha considerado que o corte de vagas em Lisboa e no Porto tinha tido “mau resultado para a qualidade da despesa pública”.

“É uma capacidade instalada que o país tem de formação e que vai ser menos aproveitada, já que foram reduzidas as vagas nesses cursos”, sublinhava o governante.

Em 2018, 39 licenciaturas ou mestrados integrados tiveram notas de ingresso superiores a 17 valores na primeira fase do concurso nacional de acesso — destes apenas nove não se encontram em Lisboa e no Porto. Este ano o concurso arranca já a 17 de julho, sendo que os estudantes vão poder candidatar-se até 6 de agosto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …