/

Cursos para ajudar futuros médicos a entrar na especialidade chegam aos 840 euros

Há cada vez mais alunos a recorrer a cursos para se preparem para a Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada. A transição para este novo tipo de exame e o número de vagas limitadas provocou o aumento da procura. 

Em Portugal, há cada vez mais alunos de Medicina a recorrer a cursos para se prepararem para a Prova Nacional de Acesso (PNA) à Formação Especializada. Acontece que esses apoios aos futuros médicos podem chegar aos 800 euros, avança o Público na edição desta segunda-feira.

O exame sucessor do “Harrison” realiza-se em novembro e serve para seriar os alunos que, depois, escolhem a sua área de especialização no internato médico, por ordem da melhor à pior classificação até haver vagas disponíveis.

Segundo o jornal, há, pelo menos, quatro empresas em Portugal que disponibilizam cursos de preparação para este exame. Os preços oscilam entre os 750 euros e os 840 euros. Apesar de mais baratos, as aplicações móveis e os testes que se encontram na Internet também são pagos.

“O facto de Portugal se ter adaptado ao modelo internacional da prova torna-nos mercado de outras plataformas muito profissionalizadas“, explicou ao matutino Nuno de Barros Ferreira, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A realização da primeira PNA está marcada para 18 de novembro. Este exame substitui o “Harrison” mas, apesar de cumprirem o mesmo propósito,as provas têm diferenças.

Enquanto que na PNA, recheada de casos clínicos, se privilegia o raciocínio dos candidatos; no “Harrison”, que se baseava no Princípios da Medicina Interna de Harrison, um livro com milhares de páginas, acabava por se privilegiar a memorização.

De acordo com os estudantes, o foco agora está nos casos clínicos e a prova é muito mais próxima do quotidiano de um médico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.