A Curiosity também sabe tirar selfies em Marte (e explica como)

O rover da NASA, Curiosity, está em Marte, mas é uma celebridade da Internet na Terra, como mais de quatro milhões de seguidores no Twitter. Foi nesta rede social que o rover explicou como tira selfies no Planeta Vermelho.

Em comunicado, Doug Ellison, operador de câmara Curiosity da Jet Propulsion Laboratory (JPL), disse que “a melhor maneira de explicar seria deixar o veículo mostrar a todos do seu ponto de vista sobre exatamente como é feito”.

Esta selfie da Curiosity foi captada a 26 de fevereiro, pouco antes de iniciar a sua caminhada para Greenheugh Pediment, o terreno mais íngreme que já subiu. Antes disso, o rover usou a sua Mars Hand Lens Camera (MAHLi), montada na torre no final de seu braço, para tirar a selfie.

O rover capturou, na verdade, 86 imagens que foram transmitidas de volta para a Terra, que foram fundidas para criar a selfie panorâmica de 360°. Na imagem, vê-se o rover cerca de 3,4 metros abaixo de Greenheugh Pediment. À frente, há um buraco que perfurou enquanto colhia amostras de um leito de rocha chamado “Hutton”.

E, pela primeira vez, a Curiosity usou uma outra câmara para capturar imagens do processo. As câmaras de navegação em preto e branco no mastro do Curiosity mostram que teve de manobrar o seu braço robótico para agir como um selfie stick. O braço e a torre foram movidos para estar em frente ao veículo espacial e tiveram de ser muito movimentados para capturar as 86 imagens.

As imagens do processo foram aceleradas em 130 vezes.

O MAHLI captura apenas uma pequena área de cada vez, uma vez que o seu principal objetivo é fornecer uma visão aproximada de grãos de areia e texturas de rochas, agindo como uma lupa.

Após tirar a selfie, a Curiosity chegou ao topo do Greenheugh Pediment a 6 de março. O pequeno veículo espacial, durante a subida, estava inclinado a 31°, quase atingindo o recorde de 32° da Opportunity.

Desde 2014 que a Curiosity percorre o Monte Sharp, uma montanha de cerca de 5.000 metros de altura, localizada no centro da cratera Gale. A sua missão é estudar se o ambiente marciano poderá ter abrigado algum tipo de vida microbiana há milhares de milhões de anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …