A Curiosity também sabe tirar selfies em Marte (e explica como)

O rover da NASA, Curiosity, está em Marte, mas é uma celebridade da Internet na Terra, como mais de quatro milhões de seguidores no Twitter. Foi nesta rede social que o rover explicou como tira selfies no Planeta Vermelho.

Em comunicado, Doug Ellison, operador de câmara Curiosity da Jet Propulsion Laboratory (JPL), disse que “a melhor maneira de explicar seria deixar o veículo mostrar a todos do seu ponto de vista sobre exatamente como é feito”.

Esta selfie da Curiosity foi captada a 26 de fevereiro, pouco antes de iniciar a sua caminhada para Greenheugh Pediment, o terreno mais íngreme que já subiu. Antes disso, o rover usou a sua Mars Hand Lens Camera (MAHLi), montada na torre no final de seu braço, para tirar a selfie.

O rover capturou, na verdade, 86 imagens que foram transmitidas de volta para a Terra, que foram fundidas para criar a selfie panorâmica de 360°. Na imagem, vê-se o rover cerca de 3,4 metros abaixo de Greenheugh Pediment. À frente, há um buraco que perfurou enquanto colhia amostras de um leito de rocha chamado “Hutton”.

E, pela primeira vez, a Curiosity usou uma outra câmara para capturar imagens do processo. As câmaras de navegação em preto e branco no mastro do Curiosity mostram que teve de manobrar o seu braço robótico para agir como um selfie stick. O braço e a torre foram movidos para estar em frente ao veículo espacial e tiveram de ser muito movimentados para capturar as 86 imagens.

As imagens do processo foram aceleradas em 130 vezes.

O MAHLI captura apenas uma pequena área de cada vez, uma vez que o seu principal objetivo é fornecer uma visão aproximada de grãos de areia e texturas de rochas, agindo como uma lupa.

Após tirar a selfie, a Curiosity chegou ao topo do Greenheugh Pediment a 6 de março. O pequeno veículo espacial, durante a subida, estava inclinado a 31°, quase atingindo o recorde de 32° da Opportunity.

Desde 2014 que a Curiosity percorre o Monte Sharp, uma montanha de cerca de 5.000 metros de altura, localizada no centro da cratera Gale. A sua missão é estudar se o ambiente marciano poderá ter abrigado algum tipo de vida microbiana há milhares de milhões de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …