A Curiosity também sabe tirar selfies em Marte (e explica como)

O rover da NASA, Curiosity, está em Marte, mas é uma celebridade da Internet na Terra, como mais de quatro milhões de seguidores no Twitter. Foi nesta rede social que o rover explicou como tira selfies no Planeta Vermelho.

Em comunicado, Doug Ellison, operador de câmara Curiosity da Jet Propulsion Laboratory (JPL), disse que “a melhor maneira de explicar seria deixar o veículo mostrar a todos do seu ponto de vista sobre exatamente como é feito”.

Esta selfie da Curiosity foi captada a 26 de fevereiro, pouco antes de iniciar a sua caminhada para Greenheugh Pediment, o terreno mais íngreme que já subiu. Antes disso, o rover usou a sua Mars Hand Lens Camera (MAHLi), montada na torre no final de seu braço, para tirar a selfie.

O rover capturou, na verdade, 86 imagens que foram transmitidas de volta para a Terra, que foram fundidas para criar a selfie panorâmica de 360°. Na imagem, vê-se o rover cerca de 3,4 metros abaixo de Greenheugh Pediment. À frente, há um buraco que perfurou enquanto colhia amostras de um leito de rocha chamado “Hutton”.

E, pela primeira vez, a Curiosity usou uma outra câmara para capturar imagens do processo. As câmaras de navegação em preto e branco no mastro do Curiosity mostram que teve de manobrar o seu braço robótico para agir como um selfie stick. O braço e a torre foram movidos para estar em frente ao veículo espacial e tiveram de ser muito movimentados para capturar as 86 imagens.

As imagens do processo foram aceleradas em 130 vezes.

O MAHLI captura apenas uma pequena área de cada vez, uma vez que o seu principal objetivo é fornecer uma visão aproximada de grãos de areia e texturas de rochas, agindo como uma lupa.

Após tirar a selfie, a Curiosity chegou ao topo do Greenheugh Pediment a 6 de março. O pequeno veículo espacial, durante a subida, estava inclinado a 31°, quase atingindo o recorde de 32° da Opportunity.

Desde 2014 que a Curiosity percorre o Monte Sharp, uma montanha de cerca de 5.000 metros de altura, localizada no centro da cratera Gale. A sua missão é estudar se o ambiente marciano poderá ter abrigado algum tipo de vida microbiana há milhares de milhões de anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …