A cura para o mau hálito esteve escondida nas nossas cozinhas este tempo todo

1

A pesquisa descobriu que há quatro bactérias frequentemente encontradas no iogurte, sopa de miso ou pão fermentado que ajudam a eliminar o mau hálito.

Um novo estudo publicado na BMJ Open descobriu três curas para o mau hálito que estiveram escondidas nas nossas cozinhas este tempo todo. De acordo com a pesquisa, o iorgurte, a sopa de miso ou o pão fermentado ajudam a combater este problema comum.

Estes alimentos são ricos nas bactérias probióticas Lactobacillus salivarius, Lactobacillus reuteri, Streptococcus salivarius e Weissella cibaria que são eficazes na eliminação do mau hálito. Estas bactérias são encontradas em vários alimentos e a pesquisa analisou a sua eficácia enquanto suplementos.

O mau hálito é normalmente causado por compostos sulfúricos voláteis produzidos por bactérias na boca que se misturam com restos de comida. Há várias terapias para este problema, mas o uso das bactérias probióticas é uma das alternativas mais fáceis, escreve o Science Focus.

Os cientistas analisaram bases de dados com testes clínicos publicados até Fevereiro de 2021 sobre a eficácia destas bactérias. No total, foram analisados estudos que incluíam 278 pessoas entre os 19 e os 70 anos.

O mau hálito foi definido nestas pesquisas pelos níveis de compostos sulfúricos voláteis detetados na boca ou pelo diagnóstico de líquen plano oral (OLP), uma doença que causa maus odores.

Os resultados mostraram uma diminuição significativa dos níveis de OLP nas pessoas que tomaram os suplementos, em comparação com os grupos de controlo. Os níveis de compostos sulfúricos voláteis também caíram.

Apesar de ter havido uma melhoria no mau cheiro, não houve uma mudança significativa na placa nos dentes e na língua, dois fatores importantes no mau hálito. Isto sugere que os suplementos apenas inibem a decomposição dos aminoácidos na boca, o que impede que estes emitam o mau odor.

Devido a este facto, os autores aconselham cautela, já que estes tratamentos não curam a verdadeira causa do mau hálito e recomendam a realização de mais estudos no futuro.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.