/

Culto árabe construiu 1.000 monumentos que podem ser mais antigos que Stonehenge

1

AAKSA

Vista aérea de mustatilos, na Arábia Saudita.

No noroeste da Arábia Saudita há um local com mil estruturas que têm mais de 7 mil anos de existência, fazendo com que sejam mais antigas do que o Stonehenge, no Reino Unido.

Embora já tenham sido descobertas nos anos 70, estas estruturas, conhecidas como mustatilos, receberam pouca atenção dos investigadores. Agora, uma equipa da Universidade da Austrália Ocidental procurou saber mais sobre estes monumentos milenares.

Os investigadores descobriram mais de 1.000 mustatilos em 200 mil quilómetros quadrados, o dobro do que se pensava existir, escreve a New Scientist.

Feitos de blocos empilhados de arenito, alguns dos quais pesavam mais de 500 quilos, os mustatilos variavam de 20 metros a mais de 600 metros de comprimento, mas as paredes tinham apenas 1,2 metros de altura.

“Não foi projetado para conter nada, mas para demarcar o espaço que é claramente uma área que precisa de ser isolada”, diz o líder da equipa de investigadores, Hugh Thomas.

Escavações num mustatilo mostraram que tinha uma câmara dentro da qual havia fragmentos de chifres de gado e crânios. Isto significa que estes monumentos podiam ser usados para rituais. A datação por radiocarbono dos crânios mostra que datam de 5.300 a 5.000 a.C.

Se todos tiverem sido construídos neste intervalo de tempo, significa que os monumentos formariam a mais antiga paisagem ritual em grande escala — até mesmo 2.500 anos mais antiga do que o Stonehenge.

“Isto poderia reescrever completamente a nossa compreensão dos cultos nesta área nessa altura”, sublinhou Melissa Kennedy, coautora do estudo publicado recentemente na revista científica Antiquity.

Kennedy diz ainda que é possível que o gado fosse pastoreado e usado como oferendas aos deuses para proteger a terra – que agora é uma região deserta – das alterações climáticas.

“Estas estruturas são enigmáticas”, diz Huw Groucutt, do Instituto Max Planck de Ecologia Química.

O autor do estudo garante que isto é apenas a ponta do icebergue e que no futuro vamos aprender muito mais sobre os mustatilos.

https://twitter.com/AntiquityJ/status/1388063124230656004

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.