Culto árabe construiu 1.000 monumentos que podem ser mais antigos que Stonehenge

AAKSA

Vista aérea de mustatilos, na Arábia Saudita.

No noroeste da Arábia Saudita há um local com mil estruturas que têm mais de 7 mil anos de existência, fazendo com que sejam mais antigas do que o Stonehenge, no Reino Unido.

Embora já tenham sido descobertas nos anos 70, estas estruturas, conhecidas como mustatilos, receberam pouca atenção dos investigadores. Agora, uma equipa da Universidade da Austrália Ocidental procurou saber mais sobre estes monumentos milenares.

Os investigadores descobriram mais de 1.000 mustatilos em 200 mil quilómetros quadrados, o dobro do que se pensava existir, escreve a New Scientist.



Feitos de blocos empilhados de arenito, alguns dos quais pesavam mais de 500 quilos, os mustatilos variavam de 20 metros a mais de 600 metros de comprimento, mas as paredes tinham apenas 1,2 metros de altura.

“Não foi projetado para conter nada, mas para demarcar o espaço que é claramente uma área que precisa de ser isolada”, diz o líder da equipa de investigadores, Hugh Thomas.

Escavações num mustatilo mostraram que tinha uma câmara dentro da qual havia fragmentos de chifres de gado e crânios. Isto significa que estes monumentos podiam ser usados para rituais. A datação por radiocarbono dos crânios mostra que datam de 5.300 a 5.000 a.C.

Se todos tiverem sido construídos neste intervalo de tempo, significa que os monumentos formariam a mais antiga paisagem ritual em grande escala — até mesmo 2.500 anos mais antiga do que o Stonehenge.

“Isto poderia reescrever completamente a nossa compreensão dos cultos nesta área nessa altura”, sublinhou Melissa Kennedy, coautora do estudo publicado recentemente na revista científica Antiquity.

Kennedy diz ainda que é possível que o gado fosse pastoreado e usado como oferendas aos deuses para proteger a terra – que agora é uma região deserta – das alterações climáticas.

“Estas estruturas são enigmáticas”, diz Huw Groucutt, do Instituto Max Planck de Ecologia Química.

O autor do estudo garante que isto é apenas a ponta do icebergue e que no futuro vamos aprender muito mais sobre os mustatilos.

https://twitter.com/AntiquityJ/status/1388063124230656004

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Com um surto grave e hospitais em colapso, a Índia tem um novo problema: um fungo raro e mortal

Um raro fungo que invade o cérebro está a ser cada vez mais visto em pacientes vulneráveis na Índia, incluindo aqueles com covid-19. Este domingo, o ministério da saúde indiano divulgou um comunicado sobre como tratar …

Matos Fernandes reconhece que venda de barragens “é incomum” (e anuncia 30 milhões para casas eficientes)

O ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu que a transmissão de concessões de barragens no Douro “não é comum”, mas considerou que não prejudicarão os territórios que abrangem. Falando numa audição na Comissão Parlamentar de …

Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo. Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo …

Dona do Novo Banco não tem funcionários (e o presidente ajudou a vender o Banco ao actual "patrão")

O presidente da dona do Novo Banco, a Nani Holdings que é associada do fundo Lone Star, em Portugal, que detém 75% da instituição financeira, foi assessor do Fundo de Resolução na venda do Novo …

Jogador da NBA queimou um mandado de captura

Autoridades da Turquia não gostaram da análise ao presidente Recep Erdoğan. Enes Kanter foi avisado mas não quis saber. O basquetebolista turco Enes Kanter, que até nasceu na Suíça, volta a ser "alvo" das autoridades da …

No vazio do Espaço, a Voyager 1 detetou um "zumbido" de plasma

A Voyager 1 - uma de duas naves espaciais irmãs da NASA que foi lançada há 44 anos e agora é o objeto de fabricação humana mais distante no espaço - ainda funciona e aproxima-se …

Pela primeira vez, físicos mediram a "pele" de um átomo

Cientistas mediram, pela primeira vez, a "pele" de um átomo. A descoberta pode ser útil para perceber a dimensão de uma estrela de neutrões. Pela primeira vez, uma equipa de físicos mediu a "pele" de um …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …