Culto árabe construiu 1.000 monumentos que podem ser mais antigos que Stonehenge

AAKSA

Vista aérea de mustatilos, na Arábia Saudita.

No noroeste da Arábia Saudita há um local com mil estruturas que têm mais de 7 mil anos de existência, fazendo com que sejam mais antigas do que o Stonehenge, no Reino Unido.

Embora já tenham sido descobertas nos anos 70, estas estruturas, conhecidas como mustatilos, receberam pouca atenção dos investigadores. Agora, uma equipa da Universidade da Austrália Ocidental procurou saber mais sobre estes monumentos milenares.

Os investigadores descobriram mais de 1.000 mustatilos em 200 mil quilómetros quadrados, o dobro do que se pensava existir, escreve a New Scientist.

Feitos de blocos empilhados de arenito, alguns dos quais pesavam mais de 500 quilos, os mustatilos variavam de 20 metros a mais de 600 metros de comprimento, mas as paredes tinham apenas 1,2 metros de altura.

“Não foi projetado para conter nada, mas para demarcar o espaço que é claramente uma área que precisa de ser isolada”, diz o líder da equipa de investigadores, Hugh Thomas.

Escavações num mustatilo mostraram que tinha uma câmara dentro da qual havia fragmentos de chifres de gado e crânios. Isto significa que estes monumentos podiam ser usados para rituais. A datação por radiocarbono dos crânios mostra que datam de 5.300 a 5.000 a.C.

Se todos tiverem sido construídos neste intervalo de tempo, significa que os monumentos formariam a mais antiga paisagem ritual em grande escala — até mesmo 2.500 anos mais antiga do que o Stonehenge.

“Isto poderia reescrever completamente a nossa compreensão dos cultos nesta área nessa altura”, sublinhou Melissa Kennedy, coautora do estudo publicado recentemente na revista científica Antiquity.

Kennedy diz ainda que é possível que o gado fosse pastoreado e usado como oferendas aos deuses para proteger a terra – que agora é uma região deserta – das alterações climáticas.

“Estas estruturas são enigmáticas”, diz Huw Groucutt, do Instituto Max Planck de Ecologia Química.

O autor do estudo garante que isto é apenas a ponta do icebergue e que no futuro vamos aprender muito mais sobre os mustatilos.

https://twitter.com/AntiquityJ/status/1388063124230656004

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …