Cuidadores informais receberam apenas 8% dos subsídios previstos

Dos 635 pedidos submetidos, provenientes dos 30 concelhos que integram o projeto-piloto, apenas 383 foram aceites, com os beneficiários a receberem uma média de 281,96 euros por mês.

A implementação do Estatuto do Cuidador Informal — medida muito ansiada por este grupo — não correu como se esperava, já que dos 9,9 milhões de euros destinados ao pagamento de subsídios aos cuidadores informais nos 30 concelhos que integram a fase-piloto da medida, o Governo pagou apenas 797 mil euros — o que constitui uma taxa de execução de apenas 8%. Em 2020, a taxa de execução tinha sido ainda mais baixa, cerca de 3,9%.

O Instituto de Segurança Social, entidade que preside à comissão responsável por avaliar o sucesso da medida durante o período experimental, admitiu “alguns desfasamentos” relativamente “aos níveis de execução que se pretendia”, escreve o Público.

A explicação para os números apresentados pode ser, segundo Maria Anjos Catapirra, vice-presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI), a “regulamentação da lei” que tornou o “processo complicado, difícil e burocrático e inclui requisitos que deixam muitos cuidadores de fora”.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, por sua vez, prefere destacar as “diversas ações de melhoria” que o Governo tem vindo a implementar fruto das avaliações trimestrais que têm vindo a ser feitas. Estas alterações permitiram, alegadamente, que os “dados relativamente aos deferimentos tenham vindo a melhorar“.

Na altura da apresentação da medida, as estimativas sugeriam a existência de 827 mil cuidadores informais em Portugal, dos quais a maioria são mulheres entre os 45 e os 75 anos, que têm em mãos um trabalho não pago e que representaria perto de 333 milhões por ano.

Deste grupo, apenas 142 mil pessoas recebiam o subsídio por assistência de terceira pessoa ou prestavam cuidados a titulares de complemento por dependência de primeiro a segundo grau.

O direito ao subsídio associado ao reconhecimento do Estatuto de Cuidador Informal está em vigor em apenas 30 dos concelhos abrangidos pelo projeto-piloto — apesar de os cuidadores do resto do país terem podido entrar com pedido de reconhecimento daquele estatuto. O plano do Governo era testar a eficácia do modelo antes de a medida ser estendida à totalidade do território, o que, segundo o Ministério, deverá acontecer “a breve trecho”, sem avançar com datas definitivas.

Nos primeiros 12 meses do projeto-piloto, 1635 cuidadores candidataram-se ao subsídio, com apenas 383 dos pedidos a serem aceites — cada cidadão recebeu uma média de 281,96 euros por mês. Segundo o Público, que cita o relatório oficial, na área geográfica contemplada no projeto-piloto existem 17 mil pessoas que poderiam potencialmente beneficiar da medida por cumprirem os requisitos exigidos pela lei.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …