Os especialistas alertam para os riscos acrescidos da pedicure no verão. Evitar cortar ou empurrar cutículas, manter as unhas limpas e curtas, e usar utensílios esterilizados são cuidados mínimos toda a gente deve ter, para evitar infeções.
David Murgueytio, de Clarksburg, Maryland, fez a sua primeira e última pedicure há cerca de dois anos.
Após um procedimento doloroso onde a pedicure lhe empurrou as cutículas para trás afundando-as, o seu dedo grande do pé direito ficou vermelho e inchado, evoluindo para uma infeção grave que exigiu antibióticos.
O episódio, contado esta semana pelo The Washington Post, destaca a importância dos cuidados na pedicure, especialmente no verão.
A cutícula é uma barreira natural contra infeções, protegendo o leito ungueal.
Mesmo os melhores “técnicos de unhas”, que cortam e/ou empurram as cutículas, podem provocar lacerações, facilitando a entrada de agentes infecciosos, resultando numa condição chamada paroníquia.
A infeção suprarreferida manifesta-se através de vermelhidão, inchaço e dor, frequentemente com drenagem semelhante a pus.
Os especialistas alertam, sobretudo, para os riscos adicionais no verão, para quem constuma andar descalço em praias e piscinas.
Ao The Washington Post, Adam Friedman, da Universidade George Washington, recomenda evitar andar descalço na areia após uma pedicure, devido ao risco de partículas de areia causarem irritação e infeções.
Ao mesmo jornal, o podólogo Sheldon Laps alerta para os riscos desta infeções especialmente em diabéticos com neuropatia periférica, uma vez que estes doentes podem não sentir dor nas infeções. Nestes casos, a infeção pode espalhar-se para o osso, necessitando de cirurgia e até amputação.
Numa lista detalhada pelo jornal norte-americano, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças fazem as seguintes recomendações para evitar infeções:
- Manter as unhas curtas e apará-las frequentemente.
- Esfregar a parte de baixo das unhas – a extremidade da unha que sobressai da ponta do dedo – com água e sabão (ou uma escova de unhas) quando lavar as mãos.
- Limpar todos os utensílios de limpeza das unhas antes de os utilizar. Em locais comerciais, como salões de manicura, certifique-se de que os técnicos esterilizaram os utensílios de limpeza das unhas antes de os utilizar em si.
- Evitar cortar e empurrar as cutículas, uma vez que estas atuam como barreiras para evitar infeções.
- Não morder ou mastigar as unhas – fazê-lo pode provocar escoriações e infeções.
- Nunca rasgar ou tirar uma unha encravada. Em vez disso, corte-a com um corta-unhas limpo e higienizado que não cause lesões na pele circundante.
Não é normal sentir dor ou desconforto depois da pedicure. Sempre que isso acontecer deve alertar um médico ou especialista.
Seguir as recomendações acima descritas vai ajudar a manter os pés saudáveis e evitar complicações durante o verão.