Cubano usa preservativos para fazer vinho

“Quem não tem cão, caça com gato.” O ditado português aplica-se perfeitamente ao povo cubano que é também, conhecido pela capacidade de improviso e o produtor de vinho Orestes Estévez é um bom exemplo disso. Ele usa preservativos para fazer fermentar o seu vinho.

Num país onde as matérias-primas e muitos produtos continuam a faltar, muito por culpa do embargo económico decretado a Cuba pelos EUA há mais de 50 anos, Orestes Estévez viu-se obrigado a recorrer a preservativos para assegurar a eficácia do processo de fermentação dos seus vinhos caseiros.

“Quando ponho o preservativo no gargalo da garrafa, faço um furinho na ponta e ele começa a levantar-se, como um homem, fica teso. Quando pára, cai e não há nada que o levante outra vez”, relata Orestes Estévez em declarações divulgadas pela Euronews.

Trata-se de um processo eficaz e barato que substitui válvulas e outros apetrechos mais sofisticados (e mais caros) e que permite ter a certeza de quando o processo de fermentação acaba e deixa de haver gases no líquido – os preservativos encolhem-se e o vinho está pronto para engarrafar.

Orestes Estévez faz vinho há décadas em Havana, mas só legalizou a sua adega em 2000, aproveitando a onda de reformas de Raúl Castro que permitiu o florescer de vários negócios privados.

O homem de 65 anos trabalha com a mulher e o filho num verdadeiro negócio de família, vendendo vinhos feitos de uvas cubanas, de frutas tropicais e até de legumes, a consumidores privados e a restaurantes de Havana.

Cada garrafa de vinho custa 10 pesos cubanos (cerca de 40 cêntimos), o que é um preço muito apetecível, especialmente quando uma garrafa de um vinho importado de Espanha ou da Argentina, por exemplo, custa cerca de 8 dólares (mais de 7 euros) nas lojas estatais.

Se contarmos que o salário médio em Cuba é de 25 dólares (pouco mais de 23 euros), quem quiser apreciar um pouco de vinho, só pode mesmo virar-se para a produção caseira de Orestes Estévez.

A adega deste cubano é já uma atracção turística em Havana e a série web “Así se Hace”, que tem um cunho documental e que é apresentada pela actriz e modelo Edenis Sánchez, já foi lá fazer uma visita, mostrando este negócio de família por dentro.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Pelo contrário são lá postos com todo o conteúdo do primeiro serviço o que dá mais garantias de melhor fermentação, possivelmente vai passar a vender vinho em preservativos o que irá ter melhor venda ainda sobretudo na clientela feminina.

RESPONDER

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …