Este crustáceo tem o soco mais potente do reino animal. E já se sabe como as suas patas “aguentam”

prilfish / Flickr

O crustáceo tamarutaca (Stomatopoda) tem o soco mais potente do reino animal

Cientistas descobriram que este crustáceo tem um revestimento de nanopartículas resistente ao impacto que lhe permite ter o soco mais potente do reino animal.

De acordo com o site Science Alert, este crustáceo da ordem Stomatopoda, chamado de tamarutaca ou de lacraia-do-mar, mede apenas cerca de 10 centímetros de comprimento, mas isso não o impede de ser o detentor do soco mais potente do reino animal (estamos a falar de 23 metros por segundo, o que cria 1500 newtons de força por soco).

“Imagine socar uma parede algumas milhares de vezes a estas velocidades e não partir o pulso. É bastante impressionante e fez-nos pensar como é que isto é possível”, declarou David Kisailus, investigador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo publicado, a 17 de agosto, na revista científica Nature Materials.

Uma análise mais detalhada permitiu aos cientistas descobrir que este animal tem um revestimento de nanopartículas resistente ao impacto que lhe permite socar de forma imprudente, enquanto o revestimento faz o trabalho duro de absorver e dissipar energia.

A equipa usou algumas técnicas para obter uma visão muito próxima da superfície das garras que servem de ‘punhos’ à espécie de tamarutaca Odontodactylus scyllarus e descobriu que o seu revestimento é feito de uma matriz densa de um mineral chamado hidroxiapatita formado numa estrutura nanocristal.

Quando estes ‘punhos’ são atingidos contra uma determinada superfície, a própria hidroxiapatita gira, mas a estrutura nanocristal quebra-se e, depois, reforma-se lentamente.

“Em taxas de deformação relativamente baixas, as partículas deformam-se quase como um marshmallow e recuperam quando o stress é aliviado”, explicou Kisailus, enquanto em alta deformação, “as partículas endurecem e quebram nas interfaces nanocristalinas”.

Segundo o mesmo site, este mecanismo é realmente impressionante, superando muitos materiais de engenharia em aspetos como rigidez e amortecimento, e poderia ter algumas aplicações incríveis no futuro.

“Podemos imaginar formas de projetar partículas semelhantes para adicionar superfícies de proteção aprimoradas para usar em automóveis, aeronaves, capacetes de futebol e armaduras corporais”, exemplifica o investigador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? A Ciência pode responder em breve

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? Uma equipa de investigadores propõe uma experiência que pode resolver essa questão espinhosa de uma vez por todas. Já alguma vez esteve em mais de um sítio …