//

Nigiri de salmão? Não, é mesmo um crustáceo num aquário japonês

(dr) Aquamarine Fukushima

Crustáceo marinho que pode ser facilmente confundido com uma peça de sushi cativou os visitantes de um aquário japonês, transformando-o numa estrela improvável.

Desde que apareceu no Aquamarine Fukushima, no final de julho, este crustáceo que mais se parece com um nigiri de salmão tem atraído muitos visitantes, conta a revista Vice.

A criatura em forma de sushi, que pertence ao género Rocinela, é um animal sem espinha dorsal mais conhecido como isópode. Pertence à família dos crustáceos e, embora se saiba menos sobre estes do que os crustáceos mais comuns, como os caranguejos ou as lagostas, existem mais de 40 espécies deste género.

Representados por mais de 10 mil espécies, os isópodes alimentam-se de várias formas, sendo que alguns comem animais mortos ou em decomposição e outros são parasitas e vivem nos órgãos internos de outros animais. De acordo com o aquário japonês, o isópode em questão pertence ao último cenário e mede apenas três centímetros de comprimento.

Sendo um dos mais diversos grupos de crustáceos, os isópodes vivem numa grande variedade de habitats, desde montanhas a oceanos. Este espécime foi encontrado na cidade costeira de Rausu, na ilha de Hokkaido, a uma profundidade de 800 a 1200 metros.

Ao contrário dos seus parentes, que geralmente têm um tom acastanhado, este crustáceo em forma de sushi pode ter adquirido a sua cor graças a um peixe.

“Por serem parasitas, achamos que talvez a cor do peixe do qual se alimentava possa ter sido transferida para o seu corpo”, disse Mai Hibino, funcionária do aquário japonês, que conta que desde que partilharam a criatura no Twitter têm recebido mais visitantes.

“Recebemos muitos mais visitantes que vieram e disseram: ‘Uau! Parece-se mesmo com um pedaço de sushi!”, comentou Hibino ao mesmo site.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.