Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus – de origem africana – tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões italianas, e agora em Espanha, confirmam a sua presença.

Um novo estudo publicado no Journal of Paleontology em agosto, mostra que esta espécie de crocodilo também esteve presente em Espanha, e não só em Itália. Foram descobertos fósseis de dois crocodilos com cerca de três metros de comprimento em Venta del Moro, em Valência. Estas descobertas ocorreram entre 1995 e 2006.

Na altura, os fósseis foram atribuídos à espécie Crocodylus checchiai. Agora, este novo estudo faz uma análise minuciosa aos restos mortais mais de 14 anos após terem sido encontrados pela primeira vez.

“As nossas comparações indicam que este material claramente não pertence ao género Diplocynodon – um género extinto semelhante aos jacarés de hoje”  explicou o paleontólogo Sinc Ángel Hernández Luján, do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont.

O co-autor do estudo garante que  “a morfologia dos restos do crocodilo de Venta del Moro é congruente com o gênero Crocodylus”, que era habitual encontrar em África.

Os vestígios de fósseis encontrados neste local sustentam “inequivocamente” que estes animais não eram apenas presença assídua em África. A descoberta de dois indivíduos da mesma espécie pode indicar a existência de uma população na região.

De acordo com o EurekAlert, parece que durante a sua colonização, estes répteis espalharam-se de forma significativa nas áreas do sul da Europa mediterrânea, sobretudo nas áreas italiana e espanhola onde os fósseis foram encontrados.

“O mais certo é que tenham habitado também nas costas de Múrcia e Andaluzia”, afirmou Hernández Luján. Mas a pergunta que se coloca é: como poderiam estes dinossauros ter viajado da costa africana para a Europa?

A hipótese apresentada pelos especialistas é que estes crocodilos nadaram de um continente até ao outro. Este argumento é justificado pelo comportamento dos crocodilos modernos, que são bons nadadores e podem até chegar a nadar 32 km por hora.

Um exemplo disso é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus). “Basta ver a facilidade com que ele se desloca em mar aberto para ser avistado nas águas das Ilhas Salomão ou mesmo na Polinésia Francesa”, diz o paleontólogo.

Mas há mais exemplos que reforçam esta hipótese. Por causa de sua semelhança anatómica com os crocodilos americanos – a espécie extinta Crocodylus checchiai – que teve origem na Líbia e no Quénia, pode muito bem ser seu ancestral.

Se os crocodilos conseguiram cruzar o oceano Atlântico durante o Mioceno, isso pode explicar o surgimento da espécie na América.

Por isso, no caso dos exemplares encontrados em Venta del Moro, nadar do continente africano para o europeu “não deve ter sido um grande esforço para os crocodilos”, conclui o investigador.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …