Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus – de origem africana – tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões italianas, e agora em Espanha, confirmam a sua presença.

Um novo estudo publicado no Journal of Paleontology em agosto, mostra que esta espécie de crocodilo também esteve presente em Espanha, e não só em Itália. Foram descobertos fósseis de dois crocodilos com cerca de três metros de comprimento em Venta del Moro, em Valência. Estas descobertas ocorreram entre 1995 e 2006.

Na altura, os fósseis foram atribuídos à espécie Crocodylus checchiai. Agora, este novo estudo faz uma análise minuciosa aos restos mortais mais de 14 anos após terem sido encontrados pela primeira vez.

“As nossas comparações indicam que este material claramente não pertence ao género Diplocynodon – um género extinto semelhante aos jacarés de hoje”  explicou o paleontólogo Sinc Ángel Hernández Luján, do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont.

O co-autor do estudo garante que  “a morfologia dos restos do crocodilo de Venta del Moro é congruente com o gênero Crocodylus”, que era habitual encontrar em África.

Os vestígios de fósseis encontrados neste local sustentam “inequivocamente” que estes animais não eram apenas presença assídua em África. A descoberta de dois indivíduos da mesma espécie pode indicar a existência de uma população na região.

De acordo com o EurekAlert, parece que durante a sua colonização, estes répteis espalharam-se de forma significativa nas áreas do sul da Europa mediterrânea, sobretudo nas áreas italiana e espanhola onde os fósseis foram encontrados.

“O mais certo é que tenham habitado também nas costas de Múrcia e Andaluzia”, afirmou Hernández Luján. Mas a pergunta que se coloca é: como poderiam estes dinossauros ter viajado da costa africana para a Europa?

A hipótese apresentada pelos especialistas é que estes crocodilos nadaram de um continente até ao outro. Este argumento é justificado pelo comportamento dos crocodilos modernos, que são bons nadadores e podem até chegar a nadar 32 km por hora.

Um exemplo disso é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus). “Basta ver a facilidade com que ele se desloca em mar aberto para ser avistado nas águas das Ilhas Salomão ou mesmo na Polinésia Francesa”, diz o paleontólogo.

Mas há mais exemplos que reforçam esta hipótese. Por causa de sua semelhança anatómica com os crocodilos americanos – a espécie extinta Crocodylus checchiai – que teve origem na Líbia e no Quénia, pode muito bem ser seu ancestral.

Se os crocodilos conseguiram cruzar o oceano Atlântico durante o Mioceno, isso pode explicar o surgimento da espécie na América.

Por isso, no caso dos exemplares encontrados em Venta del Moro, nadar do continente africano para o europeu “não deve ter sido um grande esforço para os crocodilos”, conclui o investigador.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …