Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus – de origem africana – tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões italianas, e agora em Espanha, confirmam a sua presença.

Um novo estudo publicado no Journal of Paleontology em agosto, mostra que esta espécie de crocodilo também esteve presente em Espanha, e não só em Itália. Foram descobertos fósseis de dois crocodilos com cerca de três metros de comprimento em Venta del Moro, em Valência. Estas descobertas ocorreram entre 1995 e 2006.

Na altura, os fósseis foram atribuídos à espécie Crocodylus checchiai. Agora, este novo estudo faz uma análise minuciosa aos restos mortais mais de 14 anos após terem sido encontrados pela primeira vez.

“As nossas comparações indicam que este material claramente não pertence ao género Diplocynodon – um género extinto semelhante aos jacarés de hoje”  explicou o paleontólogo Sinc Ángel Hernández Luján, do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont.

O co-autor do estudo garante que  “a morfologia dos restos do crocodilo de Venta del Moro é congruente com o gênero Crocodylus”, que era habitual encontrar em África.

Os vestígios de fósseis encontrados neste local sustentam “inequivocamente” que estes animais não eram apenas presença assídua em África. A descoberta de dois indivíduos da mesma espécie pode indicar a existência de uma população na região.

De acordo com o EurekAlert, parece que durante a sua colonização, estes répteis espalharam-se de forma significativa nas áreas do sul da Europa mediterrânea, sobretudo nas áreas italiana e espanhola onde os fósseis foram encontrados.

“O mais certo é que tenham habitado também nas costas de Múrcia e Andaluzia”, afirmou Hernández Luján. Mas a pergunta que se coloca é: como poderiam estes dinossauros ter viajado da costa africana para a Europa?

A hipótese apresentada pelos especialistas é que estes crocodilos nadaram de um continente até ao outro. Este argumento é justificado pelo comportamento dos crocodilos modernos, que são bons nadadores e podem até chegar a nadar 32 km por hora.

Um exemplo disso é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus). “Basta ver a facilidade com que ele se desloca em mar aberto para ser avistado nas águas das Ilhas Salomão ou mesmo na Polinésia Francesa”, diz o paleontólogo.

Mas há mais exemplos que reforçam esta hipótese. Por causa de sua semelhança anatómica com os crocodilos americanos – a espécie extinta Crocodylus checchiai – que teve origem na Líbia e no Quénia, pode muito bem ser seu ancestral.

Se os crocodilos conseguiram cruzar o oceano Atlântico durante o Mioceno, isso pode explicar o surgimento da espécie na América.

Por isso, no caso dos exemplares encontrados em Venta del Moro, nadar do continente africano para o europeu “não deve ter sido um grande esforço para os crocodilos”, conclui o investigador.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …