Cristina Ferreira atacada nas redes sociais por denunciar assédio sexual

20

Daily Cristina / Instagram

Cristina Ferreira na apresentação da sua autobiografia, "Sentir"

Cristina Ferreira na apresentação da sua autobiografia, “Sentir”

A apresentadora da TVI Cristina Ferreira apresentou esta quarta-feira a sua autobiografia, na qual confessa que foi alvo de assédio sexual. A receção do público à revelação traumática foi, no entanto, de crítica. 

No seu livro autobiográfico “Sentir”, a apresentadora relata um episódio de assédio sexual de que terá sido vítima na TVI, sem revelar a identidade de quem a assediou. A denúncia foi alvo de destaque no Correio da Manhã e levou a muitos comentários negativos, sobretudo nas redes sociais.

O jornal cita o relato de Cristina Ferreira, que escreve que respondeu de forma “áspera” à abordagem. “É fácil assediar uma jovem bonita, em início de carreira, pronta para dar o salto, prometendo-lhe oportunidades”, afirmou. “Senti-me capaz de dizer ‘não’ à facilidade. Capaz de construir o meu caminho com base no trabalho. Naquele dia deixei claro que sou mulher. Vertical“, cita o CM.

Nos comentários, no entanto, Cristina Ferreira é acusada por uns de “tentar de tudo para vender o livro”, enquanto outros afirmam que “é assim que elas ficam famosas”.

Facebook

Críticas à apresentadora Cristina Ferreira

Os comentários boçais dirigidos a Cristina Ferreira foram tantos que Manuel Luís Goucha, seu colega na apresentação do programa “Você na TV”, comentou publicamente o caso.

“As pessoas são muito injustas em relação à Cristina, como são em relação às pessoas que aparecem diariamente na televisão porque, sem nos conhecerem, fazem leituras sobre nós que têm muito mais que ver com os sonhos que estão por realizar dessas pessoas, com as frustrações dessas pessoas”, começou por dizer o apresentador da TVI, citado pelo Jornal de Notícias.

“Eu compreendo que as pessoas, muitas vezes, se projetem em nós e, quando veem alguém a conquistar de forma vertical e não de forma horizontal, como eu leio comentários sobre a Cristina. As mulheres crescem profissionalmente de forma vertical. Há muitas mulheres de sucesso que não se deitaram com quem quer que fosse para triunfarem nas suas áreas profissionais“, acrescentou.

“Quando eu leio comentários, de mulheres para mulheres, do género ‘pois, com quem é que ela se terá deitado para ter subido tão rapidamente?’. Não é rapidamente! A Cristina está aqui há 12 anos e este percurso começou a crescer há dois anos. Com quem é que ela se deitou? Com ninguém, garanto-vos eu. É possível, no mundo das mulheres, as mulheres subirem na vertical pelo seu talento e é muito triste quando são as próprias mulheres, numa atitude de desunião da classe, do género, dizerem isto das próprias”, rematou.

Vários cronistas também têm vindo a manifestar-se em defesa da apresentadora, tais como Patrícia Reis, no portal Sapo, Lucy Pepper, no Observador, e João Taborda da Gama, no Diário de Notícias. O jornalista Bruno Faria Lopes nota mesmo que “é provável que tenha acontecido à maioria das mulheres jornalistas que conheço”, classificando na sua crónica na revista Sábado tanto o assédio sexual como as críticas boçais como parte de uma “cultura de abuso“.

Também a deputada socialista Isabel Moreira, que sempre fez da defesa dos direitos das mulheres uma das suas principais bandeiras, veio defender Cristina Ferreira, publicando no Facebook uma imagem que reproduz uma das notícias sobre o caso e respectivos comentários dirigidos a Cristina Ferreira, a grande maioria negativos.

Está aqui tudo. O tudo que nos diz que está sempre tudo por fazer. Feminismo para quê, ainda perguntam muitas?”, ironizou a deputada.

ZAP

20 Comments

  1. O único desvio sexual é uma completa ausência de sexo, o resto é uma questão de gosto.

    Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que quer uma mulher?

    Sigmund Freud

  2. Dinheiro e sucesso fácil – é exactamente isto que esta parva quer; mas como a mediocridade do povo deste país é vista a anos de luz consegue-o. É tão triste ver amigos e conhecidos a esforçar-se para ser alguma coisa na vida e não conseguem, e ver parvónias como esta e palhaços de reality shows a ter tudo e não fazer algo distinto! Os meus chinelos têm uma história de vida mais digna que esta perua e não lhe dão chances de lançar um livro! Bem-vindo a Portugal…

  3. Mas quem é o Goucha para vir defender a Cristina ? Outro “chucha ?
    Se uma não tem qualquer classe a nível comportamento mas um grande corpo, o outro é uma vitrine ambulante que classe só de boca !

    • No dia em que a sociedade dita “ocidental” decidir fazer como os muçulmanos ( em que as mulheres andam tapadas da cabeça aos pés com a burka, e não há decotes nem pernas para mostrar… ) aí sim, as mulheres terão razão para falar em assédio…

      • não é por acaso que o dress-code das executivas não tem nada a ver com as demais mulheres… como se pode levar alguém que usa decote até ao umbigo ou uma mini-saia ( que mais parece um cinto largo… ) a sério?!?! Esse tipo de vestimenta tem um nome e visa apenas uma coisa: provocar! Se são as próprias mulheres a afirmar que Deus deu apenas sangue para os homens usarem uma “cabeça” de cada vez, para que “desviam” elas o sangue do cérebro? É um golpe – muito – baixo…

  4. Esta “cacha” teve dois objectivos clarissimos. A Cristina Ferreira quis “promover” o “livro” que terá escrito, e o tabloide (porque será que não levantou dúvidas quanto ao “autor” do livro?) vendeu mais uns “papeis” para tapar os buracos financeiros e adiar a insolvência. O habitual !!!!!

  5. Só não compreendo é porque uma vez que tanto defendem e dizem as mulheres para denunciarem este tipo de situação ela não o fez ou faz.

  6. Cristina Ferreira terá tido os seus objetivos quando publicou o livro, agora… pensei que já tinha visto tudo nas redes mas alguns comentários são tão indignos e abjetos que me fazem pensar no péssimo uso que alguns dão ao seu direito à opinião.

  7. “assédios á parte” ….o que é estranho sinceramente, muito estranho mesmo : como explicar que a Administração da TVI permita utilização do tempo de antena do Você na TV (horas a fio !!) para promover a imagem e produtos da sua funcionária ?! Terá uma comissão nas vendas ?! Ou uma comparticipação nos resultado nas vendas dos perfumes, roupas e calçado e livros da CF ? Não é claro …aliás é muito estranho e pouco transparente. O mundo dos negócios “Não é uma irmandade” !! Onde anda a Administração da TVI ? Os espanhóis aceitam este abuso descarado ? O que haverá que explica o inexplicável ? “Razões que a razão desconhece…”.

  8. Sinceramente, não morro de amores pela apresentadora, mas sinceramente… O ser humano mete nojo. Quando se fala tanto dos direitos humanos, como é possível, virem estas aberrações tecer este tipo de comentário sexistas? As vossas mães, chegaram a onde chegaram, certamente por “treparem” com algum chefão. Certamente acontece o mesmo com as vossas esposas e certamente irá acontecer com as vossas filhas, pois aos olhos de maior parte dos que comentaram aqui, isso é normal.
    LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS e não deixem que outros vos pisem, só para chegarem, onde querem chegar

  9. Se uma pêra pendente numa árvore, atrai os olhares dos que passam, todos ou quase todos, a cobiçam. O que é esta Cristina senão uma pêra madura?

  10. Chegou-se a um ponto que, se uma mulher sobejamente conhecida não “denunciar” que foi alvo de assédio sexual, então não é digna de atenção… Já agora, só falta dizer que Maria Madalena se fosse viva, acusaria Jesus Cristo de assédio sexual…
    “As mulheres que usam decotes pronunciados não têm legitimidade para reclamar com os homens que para eles olham”
    Nesta “onda” de “assédios”, é-se preso por mandar piropos ( que afinal não passa de um reconhecimento da beleza da mulher ) tanto como por dizer que é feia… já parecem os judeus sempre a queixarem-se que são vitimas…

  11. O que eles (das televisões, etc.) pensam todos é que o público é estúpido…
    Se a Cristina Ferreira não quer ser vítima de assédio, não se vista (ou dispa…) como o faz…
    Mas claro, livro de que não se fala, é livro que não se vende…

    Em relação ao Goucha, quem é que ele julga que é? Um grande apresentador, um grande cozinheiro, um grande xxX ? Isso é o que há para aí mais…

  12. Ainda não entendi ! Então ela não estava de saída para a SIC ou lá o que era ?
    Já vi porque as acções desceram e as da SIC subiram ! Há negócios entre os 2 pelos vistos, entre a CF e a TV.
    Eu sou sincero : a CF não tem estofo de apresentadora. É muito articial e demasiado histérica vocalmente.
    Quanto a assédios acho que todos se esqueceram dos casos do Tomás Taveira ! E elas andam por aí !
    Levaram o canudo de 2 maneiras.

  13. Isto de dizer que foi alvo de assédio sem dizer quem foi o agressor…
    Aqui há uns anos muitas senhoras e meninas passaram a usar óculos. Não os usavam porque destes necessitassem. Apenas porque era moda usá-los.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.