Fernando Santos deixa Cristiano Ronaldo de fora dos convocados

Mário Cruz / Lusa

Cristiano Ronaldo ficou de fora dos 24 convocados do selecionador português para os duelos com a Croácia e a Itália, numa convocatória marcada pelas presença dos estreantes Gedson Fernandes, Cláudio Ramos, Pedro Mendes e Sérgio Oliveira.

O avançado da Juventus é um dos 10 ‘eleitos’ por Fernando Santos para o Mundial 2018 que falham o jogo particular frente aos croatas, vice-campeões do mundo, no Estádio Algarve, em 6 de setembro, e para a estreia na Liga das Nações diante dos italianos, no Estádio da Luz, em Lisboa, quatro dias depois.

“Depois de uma conversa com o jogador, já depois de ele ter assinado pela Juventus, entendemos que, atendendo sobretudo ao processo de adaptação, ele podia não estar presente nesta ‘janela’”, disse o selecionador, após a divulgação dos convocados.

O selecionador português também considerou injusto o facto de a UEFA ter atribuído o prémio de melhor jogador do ano na Europa ao croata Luka Modric. É claramente injusto, teria que ser ele [Cristiano Ronaldo] a vencê-lo”, disse Fernando Santos, acrescentando: “Se ontem o troféu era para o melhor de todas as competições, o melhor marcador da Liga dos Campeões teria de ter ganho”.

Além de Cristiano Ronaldo, o selecionador luso abdicou de Ricardo Quaresma, João Mário, João Moutinho, Adrien Silva, Manuel Fernandes, Ricardo Pereira, José Fonte, Bruno Alves e Anthony Lopes, que estiveram no Mundial 2018.

O guarda-redes Cláudio Ramos (Tondela), o defesa Pedro Mendes (Montpellier) e o médio Gedson Fernandes (Benfica) foram chamados pela primeira vez à equipa das quinas, enquanto Sérgio Oliveira (FC Porto) também vai cumprir a sua estreia, apesar de ter estado pré-convocado para o Mundial 2018.

Fernando Santos promoveu o regresso de João Cancelo (Juventus), Luís Neto (Zenit São Petersburgo), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruma (Leipzig) e Rony Lopes (Mónaco).

A seleção portuguesa vai concentrar-se na segunda-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, para iniciar a preparação para os dois primeiros jogos depois do campeonato do mundo.

Lista dos 24 convocados:

Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

Defesas: Cédric Soares (Southampton, Ing), João Cancelo (Juventus, Ita), Luis Neto (Zenit São Petersburgo, Rus), Mário Rui (Nápoles, Ita), Pedro Mendes (Montpellier, Fra), Pepe (Besiktas, Tur), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale) e Rúben Dias (Benfica).

Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Gedson Fernandes (Benfica), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique, Ale), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Bétis, Esp).

Avançados: André Silva (Sevilha, Esp), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruma (Leipzig, Ale), Gelson Martins (Atlético de Madrid, Esp), Gonçalo Guedes (Valência, Esp) e Rony Lopes (Mónaco, Fra).

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …