Fernando Santos deixa Cristiano Ronaldo de fora dos convocados

Mário Cruz / Lusa

Cristiano Ronaldo ficou de fora dos 24 convocados do selecionador português para os duelos com a Croácia e a Itália, numa convocatória marcada pelas presença dos estreantes Gedson Fernandes, Cláudio Ramos, Pedro Mendes e Sérgio Oliveira.

O avançado da Juventus é um dos 10 ‘eleitos’ por Fernando Santos para o Mundial 2018 que falham o jogo particular frente aos croatas, vice-campeões do mundo, no Estádio Algarve, em 6 de setembro, e para a estreia na Liga das Nações diante dos italianos, no Estádio da Luz, em Lisboa, quatro dias depois.

“Depois de uma conversa com o jogador, já depois de ele ter assinado pela Juventus, entendemos que, atendendo sobretudo ao processo de adaptação, ele podia não estar presente nesta ‘janela’”, disse o selecionador, após a divulgação dos convocados.

O selecionador português também considerou injusto o facto de a UEFA ter atribuído o prémio de melhor jogador do ano na Europa ao croata Luka Modric. É claramente injusto, teria que ser ele [Cristiano Ronaldo] a vencê-lo”, disse Fernando Santos, acrescentando: “Se ontem o troféu era para o melhor de todas as competições, o melhor marcador da Liga dos Campeões teria de ter ganho”.

Além de Cristiano Ronaldo, o selecionador luso abdicou de Ricardo Quaresma, João Mário, João Moutinho, Adrien Silva, Manuel Fernandes, Ricardo Pereira, José Fonte, Bruno Alves e Anthony Lopes, que estiveram no Mundial 2018.

O guarda-redes Cláudio Ramos (Tondela), o defesa Pedro Mendes (Montpellier) e o médio Gedson Fernandes (Benfica) foram chamados pela primeira vez à equipa das quinas, enquanto Sérgio Oliveira (FC Porto) também vai cumprir a sua estreia, apesar de ter estado pré-convocado para o Mundial 2018.

Fernando Santos promoveu o regresso de João Cancelo (Juventus), Luís Neto (Zenit São Petersburgo), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruma (Leipzig) e Rony Lopes (Mónaco).

A seleção portuguesa vai concentrar-se na segunda-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, para iniciar a preparação para os dois primeiros jogos depois do campeonato do mundo.

Lista dos 24 convocados:

Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

Defesas: Cédric Soares (Southampton, Ing), João Cancelo (Juventus, Ita), Luis Neto (Zenit São Petersburgo, Rus), Mário Rui (Nápoles, Ita), Pedro Mendes (Montpellier, Fra), Pepe (Besiktas, Tur), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale) e Rúben Dias (Benfica).

Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Gedson Fernandes (Benfica), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique, Ale), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Bétis, Esp).

Avançados: André Silva (Sevilha, Esp), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruma (Leipzig, Ale), Gelson Martins (Atlético de Madrid, Esp), Gonçalo Guedes (Valência, Esp) e Rony Lopes (Mónaco, Fra).

PARTILHAR

RESPONDER

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …