//

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

8

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para “provar” que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto de ter viajado para Portugal, para representar a Selecção Portuguesa, quando devia estar em isolamento profiláctico.

Depois de ter lançado duras críticas a Cristiano Ronaldo, no seguimento do teste positivo à covid-19, após a viagem para integrar os trabalhos da Selecção Portuguesa quando estava em isolamento profiláctico em Itália, Spadafora anuncia que está em curso “uma investigação” para “provar” que o jogador da Juventus violou o protocolo no que se refere às medidas anti-covid-19.

Uma revelação feita pelo ministro em entrevista à televisão italiana RAI, onde também criticou o que definiu como “métodos questionáveis” da Série A para a contenção da pandemia.

Spadafora frisou, contudo, que não está em cima da mesa uma eventual suspensão do campeonato de futebol italiano, vincando que há “um protocolo que permite que se mantenha a época” a decorrer.

“As muitas infecções encontradas entre jogadores são devidas ao facto de que este protocolo, por vezes, não funcionou, mas apenas porque não foi adequadamente respeitado com métodos decididamente questionáveis”, destacou Spadafora.

“Noutras Ligas e noutros desportos, isto não aconteceu”, disse ainda, referindo-se ao caso de Ronaldo e apontando que é um dos que “não respeitou o protocolo”. “Há uma investigação da Procuradoria Federal para o provar“, revelou depois.

“Raiva e desespero” após novas restrições

As palavras de Spadafora surgem numa altura em que entraram em vigor novas restrições impostas pelo Governo italiano, face ao aumento do número de casos.

Entre essas medidas estão o encerramento forçado de cinemas, teatros, ginásios e piscinas, bem como o encerramento dos restaurantes e bares até às 18 horas.

Milhares de pessoas protestaram nas ruas, nesta segunda-feira, contra as restrições, entre os quais alguns comerciantes e empresários que receiam perder o ganha-pão.

Spadafora assumiu que há “raiva e desespero”, mas sustentou que o Governo vai anunciar um novo “apoio económico, por um pequeno período de tempo, para trabalhadores desportivos e contribuições” a fundo perdido para as empresas.

O ministro reconheceu ainda que “muitos não têm dinheiro sequer para pagar rendas e se o dinheiro não chegar, daqui a dois meses, muito desse mundo vai desaparecer“.

“Espero que os poucos sectores que continuaram abertos, possam ainda continuar abertos, mas infelizmente, isso ainda vai depender dos dados que teremos nos próximos dias”, sustentou ainda, avisando que este vai ser um mês de “enormes sacrifícios”.

Itália registou, nesta segunda-feira, 17.012 novos casos de covid-19, um número inferior aos mais de 21 mil casos de domingo. O número de mortes em 24 horas foi de 141 pessoas.

Até segunda-feira, tinham morrido em Itália 37.479 pessoas com covid-19. O número total de infectados do país era de 542.789.

SV, ZAP //

8 Comments

  1. Talvez uma oportunidade para o senhor ministro disfarçar os milhares de casos diários que tem no seu país, entreter o povo com bola e casos de nomes sonantes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.