Assunção Cristas admite tendência de voto à esquerda. “É um risco”

António Cotrim / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A líder centrista admite a possibilidade de “uma inclinação muito grande para a esquerda” nas legislativas de outubro, defendendo que tal cenário resultaria num “grande desequilíbrio” no sistema político.

Assunção Cristas continua a desvalorizar as sondagens que apontam para a possibilidade do pior resultado de sempre dos partidos de direita. Ainda assim, em entrevista à Antena 1, a líder do CDS admitiu que existe uma tendência de voto à esquerda, algo que representa um risco.

“O que podemos vir a ter é, de facto, uma inclinação muito grande para a esquerda. Há quem fale até de dois terços do Parlamento à esquerda. Eu não acredito, porque acho que em Portugal há muita gente a pensar de maneira diferente, mas a verdade é que se isso por ventura se viesse a concretizar, nós temos uma situação inédita de um grande desequilíbrio no nosso sistema político-partidário”, justificou.

Por esse motivo, Cristas apela ao voto no CDS. No entanto, recusa quantificar o que seria um bom resultado para o partido nas eleições legislativas de outubro. O objetivo “é crescer o mais possível”.

A presidente do partido insistiu também na prioridade número um do CDS – a redução de impostos -, apesar de António Costa ter acusado o partido de caça ao voto, com a descida da carga fiscal. “Defendo uma baixa de impostos porque isso é que é tratar as pessoas do nosso país da forma mais equitativa possível”, rematou.

Já no que diz respeito a eventuais acordos à direita, a líder do CDS-PP descarta um entendimento pré-eleições com o PSD e sublinha que a força que o seu partido tiver, depois de 6 de outubro, será para “somar no espaço político de centro direita”.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer decisão de voto representa um evidente risco. Tendo em conta o valor da palavra dada por os representantes das diferentes facções Politicas, votar é como assinar um cheque em branco e acabar para alguns em arrependimento. Certo é que pessoalmente, não dou uma grama de confiança a esta Sra. que já revelou por mais que uma vez o que é realmente, péssima Politica, não melhor que os restantes adversários mas muito PIOR !…… Hipocrisia exacerbada, aldrabice e oportunismo são as únicas qualidades que lhe atribuo !…… Sem por isso querer dizer que os restantes sejam uns Santos. Au votar só há duas vias; abster-se ou votar no menos mau !

  2. Bom, bom é votar na criatura das barragens ou no que quer rebentar o dinheiro dos nossos impostos no sns animal. Ou ainda naquele que quer continuar a dar de mamar aos familiares do partido e a empregar o máximo deles seja no governo, nas autarquias ou onde quer que haja dinheiro público. Parece-me mesmo que na esquerda só haverá um sério: o Jerónimo. Ai… espera que esse tem o genro a trabalhar na câmara de Loures e pelo que se lê na web e vi na tvi24 recebe mais de 10 mil euros para mudar meia dúzia de lâmpadas.

    • É simplesmente a minha opinião, desde que cumpro com o meu dever e direito cívico, nunca vi um Ministro a cumprir o que prometeu ! A data de hoje, considero que as carências em termos Sociais persistem e o Cancro da corrupção ainda tem bons Dias vindouros!

  3. É um risco do tacho desaparecer Cristas? Enquanto as pessoas não votarem nas pessoas e não olhar para os partidos estamos mal.

RESPONDER

Mais duas baixas por covid-19. Benfica desfalcado para jogo com o Braga

Depois de Waldschmidt, Gilberto, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Grimaldo, também Otamendi e Nuno Tavares estão infetados com covid-19 e, consequentemente, fora do jogo com o Sporting de Braga. O surto de covid-19 no SL Benfica deixou …

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …