/

Cientistas criaram cristal mais duro do que o diamante

1

Quanto mais duro e raro for o cristal, mais valioso é. Recentemente, uma equipa de cientistas criou um com propriedades ainda mais duras do que o diamante.

O diamante pode, em breve, ser ultrapassado pelo lonsdaleite – também conhecido como diamante hexagonal – que é mais forte do que o melhor amigo das mulheres.

“O diamante é um material único”, começou por dizer Yogendra Gupta, diretor do Institute for Shock Physics, nos Estados Unidos. “Não é apenas o mais forte – tem bonitas propriedades óticas e uma condutividade térmica muito elevada. Agora, criamos a forma hexagonal do diamante, produzido sob experiências de compressão de choque, que é significativamente mais rígida e mais forte do que os diamantes de gema normais.”

Segundo o SciTechDaily, a equipa usou pólvora e gás comprimido para atirar pequenos discos de grafite a uma velocidade de 15.000 mph (24.140 km/h). Quando os discos embateram num material transparente, as ondas de choque transformaram-nos em lonsdaleite.

A resistência do material recém-formado foi medida com ondas sonoras, que viajam mais rapidamente através de materiais mais rígidos (ou mais densos). Logo após o impacto, os cientistas criaram uma pequena onda sonora e seguiram o seu movimento através do diamante com lasers.

Os dados mostraram que o lonsdaleite é mais rígido do que o diamante, sendo que as análises posteriores permitiram detalhar que o material é 58% mais forte.

O único senão é que o lonsdaleite só permaneceu estável durante alguns nanossegundos antes do impacto de alta velocidade ter destruído completamente a gema.

No entanto, se a equipa conseguir encontrar uma forma de prolongar a existência do diamante hexagonal, este material poderá destronar o diamante (pelo menos, em termos de estatuto).

O artigo científico foi publicado na Physical Review Letters.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. Grande treta. Material estável apenas durante uns nanossegundos. Resistência do material medida com ondas sonoras, que um nanossegundo nem um milésimo do período de onda representa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.