Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

(dr) IBM Research

O interior de um computador quântico na IBM

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação.

Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de redes quânticas, através da simulação de sistemas massivos com pouco poder de computação. “Usando este método com qubits, poderia ser simulada uma rede complexa do tamanho de toda a Internet em todo o mundo”, explicam os cientistas, no artigo científico publicado no dia 16 de outubro na Science Advances.

Teorizados pela primeira vez em 2012 e observados em 2017, os cristais do tempo são organizações de matéria que se repetem no tempo.

Cristais normais, como diamantes ou sal, repetem a sua auto-organização atómica no espaço, mas não apresentam regularidade no tempo. Os cristais do tempo auto-organizam-se e repetem os seus padrões ao longo do tempo, o que significa que a sua estrutura muda periodicamente com o passar do tempo.

“A exploração dos cristais do tempo é um campo de pesquisa muito ativo”, comentou Kae Nemoto, do Instituto Nacional de Informática do Japão, em comunicado. “No entanto, falta ainda uma visão abrangente e intuitiva da natureza dos cristais do tempo e da sua caracterização, assim como um conjunto de aplicações propostas.”

“Neste artigo, fornecemos novas ferramentas baseadas na teoria dos gráficos e na mecânica estatística para preencher esta vazio”, completa o autor do estudo, citado pelo Europa Press.

A equipa analisou como é que a natureza quântica dos cristais do tempo pode ser usada para simular grandes redes especializadas, como sistemas de comunicação ou inteligência artificial.

“No mundo clássico, isso seria impossível. Não estamos a trazer apenas um novo método para representar e compreender os processos quânticos, mas também uma maneira diferente de ver os computadores quânticos“, disse a investigadora Marta Estarellas, que também participou no estudo.

Os computadores quânticos podem armazenar e manipular vários estados de informação, o que significa que podem processar grandes conjuntos de dados com relativamente pouca energia e tempo, resolvendo vários potenciais resultados ao mesmo tempo.

“Podemos usar essa representação de rede e as suas ferramentas para entender sistemas quânticos complexos e os seus fenómenos, assim como para identificar aplicações?” Nemoto perguntou e respondeu: “Neste trabalho, mostramos que sim“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inspeção atrasa viagem do FC Porto para Marselha. FC Porto culpa o Estado

Uma inspeção da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) na zona VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, atrasou em uma hora a viagem da equipa do FC Porto para Marselha, onde vai jogar …

É impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos em poucos meses

O presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos alerta que é impossível criar mais 400 camas de cuidados intensivos até 31 de março. O Parlamento aprovou duas propostas para criar mais 400 camas …

De Wuhan a Santa Maria da Feira. Crise não abala a Louis Vuitton que reforça aposta no "made in Portugal"

A marca de luxo Louis Vuitton reforçou o seu investimento em Portugal, com a abertura de mais uma fábrica para a produção de componentes de sapatos em Santa Maria da Feira. A empresa mantém a …

Piqué deve parar entre quatro a cinco meses. Koeman revelou extensão da lesão a treinador adversário

Gerard Piqué deverá ficar afastado dos relvados durante quatro a cinco meses, depois de ter sofrido uma entorse de grau 3 no ligamento lateral interno do joelho direito e uma rotura parcial do ligamento cruzado …

Alívios para famílias e PME no terceiro dia da especialidade. Hoje votam-se os pesos pesados do OE2021

No terceiro dia de votações foram aprovados alguns alívios fiscais no IVA e nas deduções do IRS para as famílias. Já as PME vão poder suspender pagamentos por conta.  De acordo com as contas feitas pela …

Arqueólogo terá encontrado a casa onde viveu Jesus em Nazaré

O arqueólogo britânico Ken Dark afirma ter localizado na cidade de Nazaré, a norte de Israel, a suposta casa onde Jesus passou a sua infância e juventude com os seus pais, Maria e José. De acordo …

Em desconfinamento progressivo, Natal em França não terá recolher obrigatório. Suécia aperta medidas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta terça-feira que o confinamento em França vai continuar até 15 de dezembro, mas com medidas mais leves e com os comércios abertos enquanto a restauração abrirá apenas a …

Benfica viola leis da FIFA ao financiar jogador para o Vitória de Setúbal

O SL Benfica assinou um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA. As 'águias' financiaram a transferência de Khalid Hachadi para o Vitória de Setúbal. Em 2019, o Vitória de Setúbal contratou Khalid …

Suspensão de aulas. Pais têm direito a faltar ao trabalho e a subsídio nas pontes

Pais com filhos menores de 12 anos poderão faltar justificadamente ao trabalho nas pontes de 30 de novembro e 7 de dezembro, vésperas dos feriados, tendo direito a receber um subsídio, mediante algumas condições. O apoio …

"Assassinos de crianças e idosos". Carro com frases de protesto choca contra portão do gabinete de Merkel

Um carro foi visto esta manhã a ser chocar contra o portão do gabinete da chanceler alemã Angela Merkel em Berlim. Segundo a agência Reuters, que cita uma testemunha no local, não há informações oficiais sobre …